1º Campeonato Europeu de Canoagem Oceânica acontecerá em Portugal, Agosto de 2014


Portugal novamente sai na frente em termos de Canoagem Oceânica, e promoverá o 1º Campeonato Europeu de Canoagem de Mar, em 2014

europeumar2014A Associação Européia de Canoagem, reunida no passado fim de semana em Praga, atribuiu a Portugal a organização do primeiro Campeonato da Europa de Canoagem de Mar (Ocean Racing) que se realizará no mês de Agosto de 2014.

Este será o primeiro campeonato da Europa da modalidade, depois de em 2013 ter realizado, também em Portugal, o 1º Campeonato Mundial desta modalidade.

“Será uma excelente oportunidade de Portugal potencializar o turismo desportivo”, diz Mário Santos, que está deixando a presidência da Federação Portuguesa de Canoagem, por motivos pessoais e profissionais.

Esta prova, que incluirá a Taça da Europa de Masters, deverá trazer a Portugal mais de 300 atletas e perto de 30 países para mais uma competição em embarcações Surfski na costa Portuguesa.

“Portugal ganhou a organização do primeiro Campeonato da Europa de canoagem de mar (surfski), em agosto de 2014, após ter promovido este ano a estréia internacional desta especialidade em termos de mundiais. Em agosto, os primeiros Mundiais da história decorreram entre Esposende e Vila do Conde e em 2014 os Europeus poderão repetir o figurino”, disse à agência Lusa Mário Santos.

“Entre Mundiais e Europeus, esta é a sétima prova que a minha equipe conseguiu trazer para Portugal em nove anos de mandato. Assumo que é um feito notável, mas só é possível pela confiança e certeza internacional da qualidade do nosso trabalho”, comentou.

Em 2009, Portugal organizou o Campeonato do Mundo de maratonas em Crestuma, Vila Nova de Gaia, em 2012 os Europeus de velocidade sub-23 e júnior em Montemor o Velho, onde decorreu o europeu absoluto já este ano. Também em 2013, a federação de canoagem promoveu os Europeus de maratonas em Prado, Vila Verde, e os primeiros Mundiais de canoagem de mar, entre Esposende e Vila do Conde. Em 2014 irá organizar então os Europeus de canoagem de mar e em 2015 os Mundiais sub-23 e júnior de velocidade, ano em que também promove uma das três etapas da Taça do Mundo desta especialidade olímpica.

Estas provas já não vão decorrer sob e égide de Mário Santos, que está deixando a presidência da Federação Portuguesa de Canoagem, fatos que já o levaram a formalizar a saída da vice-presidência do Comitê Olímpico de Portugal e da chefia de Missão ao Rio 2016, depois de a ter assumindo em Londres 2012. A 7 de dezembro Vítor Félix deverá assumir a presidência da federação, após apresentar lista única à sucessão de Mário Santos, acompanhado de José Carlos Sousa e Ricardo Machado, da atual equipe.

Fonte: Federação Portuguesa de Canoagem, Surfski Portugal