Resumão de como foi a etapa do Aloha Spirit Paraty/RJ 2016


Ser campeão do Aloha Spirit Festival, passou a ser um importante objetivo por parte dos atletas.

O sucesso da etapa e do Aloha pode ser atribuída às pessoas que trabalham duro, sob stress, para que tudo corra bem. Do escritório da Ecooutdoor em São Paulo até o time que rala no evento. É um circuito realizado há oito anos e com quase 30 edições.

Paddleboard Adaptado

Como sempre a participação de Robson Careca, um legend do Aloha e mais a tropa de elite do grupo Supirados de São Bernardo do Campo/SP, deram um show. O Aloha ainda tem que evoluir e aprimorar nesta nova modalidade e categoria, mas isso será feito “a quatro mãos”: atletas e organização.

Natação em águas abertas

A parceria com a marca trouxe para o Aloha o caminho que procuravam para crescer. Samir Barel, Marcos Campos e Matheus Zica são amigos e que foram aceitos pela organização como parceria, pois mesmo sendo do interior de São Paulo, são homens da água, do mar e que tem o significado Aloha correndo no sangue. A organização agradece aos atletas de águas abertas de todos os estados e cidades, muitos vindos também do interior de seus estados. Foram aproximadamente 200 atletas em cada uma das distâncias do desafio Aloha Spirit Aquaman de águas abertas.

Va’a

Equipes dos estados do RJ, SP, DF, BA e ES estiveram presentes e muitas já analisando potencialidades das equipes adversárias para o Aloha Spirit Salvador/BA, que pontuará para o Brasileiro da modalidade será realizado nos dias 10 e 11 de Setembro.

Equipes como SAMU, Rio Va’a, Poseidon, Matero, Hoa Aloha, Vitoria Va’a, Bra Va’a, Canoa Brasilia, Akamai, Odoyá, Smiles Mauna Loa, Koru, entre muitas outras.

Stand Up Paddle

Mais uma vez uma largada épica. Pela primeira vez na história do evento, uma cidade de iguala ao que apenas Ilhabela conseguia, que é ter um numero superior a 300 atletas na modalidade. Foi mais uma vez uma largada de tirar o fôlego de quem estava na areia.

Dezenas de atletas amadores, participativos e a presença de alguns atletas da elite como Lena Guimarães Ribeiro (Furnas/SIC/Kialoa/Camelback/ Star Point), Aline Adisaka (New Advanced/Hotel Porto do Eixo), Naomi Ribeiro Costa (Opiun High Tech Line) e Marly Pires (Rosa Trainer/Harpia Consulting/Dr.Helio Ventura).

No masculino Guilherme dos Reis (New Advanced/Hotel Porto do Eixo), Paulo dos Reis (New Advanced/Hotel Porto do Eixo), Lucas e Itamar Do Carmo, entre tantos outros.

Paddleboard

Prova com 3 Km, Patrick Winkler, ainda segue imbatível. Este atleta voltou de uma lesão que o afastou dos treinos por 9 meses e voltou com tudo. Além de ser campeão no Paddleboard, foi a grande nome do Waterman, vencendo esta prova também.

Surfski

Na modalidade Surfski, que representa a Canoagem Oceânica no Aloha Spirit, cerca de 25 atletas marcaram presença no evento, trazendo grandes nomes da modalidade como José Marcos Mendes Filho, Cadu Zeidan e Guto Campos que formaram o pódio. No feminino Carmen Silva e Larissa Oliveira. Apesar de ser um número de atletas abaixo das outras outras modalidades, o Surfski manteve o número que sempre traz às etapas do Aloha Spirit. Uma maior participação ao evento traria mais benefícios à modalidade, porém, por não ter maiores faixas etárias de premiação e não ter um horário exclusivo no evento, que não conflite com outras modalidades, muitos atletas deixam de remar no Surfski para priorizar outras modalidades, como por exemplo a Va’a de 6 pessoas.

O Aloha segue para Salvador, na Praia Porto da Barra e será a última do ano, deste campeonato de grandes dimensões. Ser hoje campeão do Aloha Spirit Festival, passou a ser um importante objetivo por parte dos atletas, das diferentes modalidades, por sua dimensão, número de inscritos, pela exposição que o evento tem na mídia e nas redes sociais. O Aloha Spirit hoje ajuda o atleta a justificar uma possível renovação de patrocínio, auxilia na captação de novos investidores. O evento expõe de maneira enorme o nome dos atletas profissionais e amadores que se destacam no campeonato e investe bastante nisso. Não só a presença da mídia, mas a revista Aloha Spirit Journal e o Aloha Spirit Tv, são sinais de que o evento quer ser e é uma ferramenta enorme de divulgação daqueles que no evento estão.

Fotos por Alexandre Socci e Marcelo Sabino