Aquidauana (MS) foi sede da 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Descida


O evento contou com a participação de 53 atletas de quatro estados brasileiros

A cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, foi sede de mais um evento de Canoagem Descida. Desta vez foi a realização da 2a Etapa da Copa Brasil da modalidade, tendo este evento reunido 53 atletas de quatro diferentes estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Copa Brasil de Canoagem Descida

A competição que foi disputada em dois dias foi divida por provas, no primeiro dia a corrida clássica e no segundo dia o Sprint (ou descida rápida). O primeiro dia foi marcado por um percurso de 3km, os atletas tiveram que mostrar muita habilidade para concluir a prova com sucesso, devido ao nível de água do Rio Aquidauana que estava bem baixo. Este fator dificulta o trabalho dos atletas, que além de se preocupar em fazer um tempo baixo tinham que desviar das várias pedras que tinham pelo caminho.

Neste dia o atleta destaque foi Thiago Mendonça, da Associação Paduana de Canoagem (APACA) do Rio de Janeiro, que concluiu a prova em 7:04 disputando a categoria K1 Masculino. O segundo posto coube a Rafael Girotto com a marca de 7:32 e seguido de perto por Daniel Cavalcanti Hayashi com tempo de 7:39, ambos atletas do Clube de Canoagem Aquidauana. Na disputa feminina Franscislei Fagundes, atleta do CANOKEN de Santa Catarina, foi a grande campeã. Em segundo lugar chegou Lais Messias do Clube de Canoagem de Aquidauana.

Na categoria Master o Campeão foi Miguel Mullin, também atleta da APACA do Rio de Janeiro. Na categoria C2, o título foi para os catarinenses Marcos Zanghelline e Adilson Pommering. No Duck Misto, a categoria contava com 11 duplas que encheram e coloriram o rio Aquidauana, após uma disputa acirrada remada a remada, a dupla de Santa Catarina formada por Wilson Volz e Franscislei Fagundes, conseguiram conquistar o primeiro lugar. A dupla campeã ficou apenas 3 segundos a frente da dupla Sul Mato Grossense formada por Rafael Girotto e Luiza Miranda que ficou na segunda posição. A categoria Turismo o pódio foi quase inteiramente conquistado por cariocas, sendo o primeiro posto para Marlon Silva do RJ, seguido por Joaquim Gabriel do MS e Jerlan Sousa do RJ.

A prova do segundo dia marcou por disputas acirradas, onde qualquer erro poderia custar a prova. A prova de Descida Rápida é realizada em uma pista de aproximadamente 300 metros em águas turbulentas, oque gera grande adrenalina para os atletas e emoção para o público que pode ver a prova inteira. Como já era de se esperar a prova foi decidida por uma diferença de poucos segundos, e só sendo definida na última descida. Marcando uma boa fase, o atleta Thiago Mendonça ficou novamente em primeiro lugar com o tempo de 26 segundos, Daniel Cavalcanti conquista o segundo posto com 27 segundos e na sequência chegou Rafael Girotto com 28 segundos.

O campeonato ainda continua aberto, deixando para ser decidido só na última etapa em Santa Catarina pois a maioria dos atletas ainda têm chances reais de conquistar o Título Nacional da Modalidade. “O evento foi muito bom, teve um nível técnico muito alto. Esse percurso do rio é bem complicado mas os atletas conseguiram vencer com maestria, mostrando que o nível da Canoagem Descida no Brasil vêm crescendo bastante. Gostaria de ressaltar também a presença do público que compareceu em massa para prestigiar os atletas e os atletas locais que fizeram bonito e conseguiram mostrar a força do estado no cenário nacional da modalidade”, comentou Roberto Girotto, presidente do Clube de Canoagem de Aquidauana.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana (FEMA) , Jornal O Pantaneiro, Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A realização foi feita graças a Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul, Clube de canoagem de Aquidauana e a CBCa.

Confira os resultados completos clicando aqui.