Brasil conquista mais três medalhas em Milão e duas vagas para o Rio 2016


Com um ouro e dois bronzes a Paracanoagem Brasileira segue conquistando medalhas e vagas paralímpicas no Mundial na Itália

A Paracanoagem Brasileira segue dando show no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015 que acontece até domingo, em Milão, na Itália. Hoje os brasileiros conquistaram mais um ouro e dois bronzes na competição, e de quebra classificaram o Brasil para duas categorias dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Na Canoagem Velocidade os canoístas brasileiros já se classificaram para duas Finais A com as provas de hoje.

Mundial na Itália

Na Paracanoagem a primeira medalha e vaga paralímpica veio com Fernando “Cowboy” Rufino garantindo o bronze na Final do KL2 Masculino com o tempo de 43.415. O ouro ficou com o austríaco Markus Swoboda (42.542) e a prata com o australiano Curtis McGrath (43.185).

“Após a prova conversei com meus treinadores (Thiago Pupo Fonseca e Luiz Gustavo Santos) para ver onde posso melhorar ainda mais. Sei que até os Jogos Rio 2016 ainda tem muita coisa para ser trabalhada e tenho certeza que temos ainda muita coisa para conquistar”, disse Cowboy.

Contudo, a Paracanoagem Brasileira queria mais em águas italianas e conquistou duas medalhas numa mesma prova. Luis Carlos Cardoso (50.863) com o ouro e Fernando Fernandes (52.970) com o bronze garantiram mais duas medalhas para o Brasil na categoria KL1 Masculino no Mundial de Milão e também a vaga para o Brasil na categoria para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A prata ficou com o polonês Jakob Tokarz com o tempo de 52.533.

Os ouros conquistados por Luis Carlos tanto no VL1 (ontem) quanto no KL1, no mesmo evento, é um feito inédito na história da Paracanoagem Brasileira. Em Milão os seis primeiros colocados nas provas KL1, KL2 e KL3, no masculino e feminino, garantem vaga para seu país para o Rio 2016.

Mundial na Itália

Para Carlos Bezerra de Albuquerque, chefe de equipe da Paracanoagem Brasileira, os resultados atingidos em Milão refletem a estrutura e profissionalismo encontrados hoje no Centro de Treinamento da modalidade em São Paulo e o apoio dos patrocinadores que acreditam no esporte. “Sem querer usar clichê, mas missão cumprida. Foi resultado esperado em virtude do trabalho realizado nesses últimos anos e vimos aqui em Milão o crescimento da Paracanoagem em todo o mundo. Somos referência mundial na modalidade e espero um crescimento ainda maior nos próximos anos”, ressaltou.

Na Final do VL2 Masculino o brasileiro Luciano Meirelles chegou na 6a posição em prova vencida pela Itália seguida por Rússia e Hungria. Alex Pessoa, outro estreante em Mundiais da Canoagem Brasileira, chegou na 3a colocação da Final B do KL2 Masculino, atrás de canoístas do Uzbequistão e Portugal.

Debora Benevides na Final do VL2

A brasileira Debora Benevides disputa nesta sexta-feira (21/08) a final do VL2 Feminino às 15h15.

Canoagem Velocidade se classifica para duas Finais A

Além das finais na Paracanoagem também começaram hoje, em Milão, as eliminatórias na Canoagem Velocidade. As primeiras canoístas que se classificaram para a Final A foi a dupla formada por Angela Aparecida da Silva e Andrea de Oliveira com o 2o lugar no C2 500m Feminino. Elas disputam a finalíssima no sábado às 10h26.

Mundial na Itália

Isaquias Queiroz mostrou mais uma vez porque é um dos principais canoístas do mundo se classificando para a Final A do C1 200m Masculino, ao chegar em 1o lugar na semifinal 1 da categoria. A finalíssima acontece no sábado às 10h59.

Finais B e C

No K1 500m Feminino a brasileira Ana Paula Vergutz chegou em 6o lugar na semifinal 2 e se classificou para a Final C da categoria, marcada para sábado às 8h41.

Já a dupla do C2 500m Masculino com Erlon Souza e Ronilson Oliveira se classificou para a Final B da categoria ao chegar em 5o lugar na semifinal 1. A Final B acontece sábado às 8h35.

No K2 200m Masculino, o barco formado por Gilvan Ribeiro e Hans Mallmann se classificou para a Final B ao chegar em 4o lugar da semifinal 3. A Final B da categoria acontece às 9h33 de sábado.

Demais resultados do dia

No K1 1000m Masculino, o brasileiro Hans Mallmann enfrentou fortes adversários em sua eliminatória e com o 7o lugar na prova não conseguiu passar para a semifinal da categoria. Na semifinal 2 do C1 1000m Masculino, Nivalter Santos chegou na 8a posição e com esta colocação não conseguiu avançar para as finais.

A equipe brasileira que disputa o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015, em Milão, na Itália, tem apoio do BNDES – patrocinador oficial da Canoagem Brasileira, GE (General Electric), Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e Seguros Unimed.