Alto nível na 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Va’a V1, V1R e V2R Maratona


Encerramento do circuito brasileiro da modalidade ocorreu na cidade paulista de Peruíbe.

Campeonato Brasileiro de Va’a V1, V1R e V2R Maratona

Campeonato Brasileiro de Va’a V1, V1R e V2R Maratona

No final de semana passado, a Praia do Guaraú em Peruíbe – SP foi o palco da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Va’a V1, V1R e V2R Maratona. O evento foi a única etapa da modalidade no estado de São Paulo no ano de 2016 e encerrou o calendário da modalidade no primeiro semestre deste ano.

Com os atletas do Parava’a, categoria Cadete (nascidos entre 2000 e 2001) e Júnior (nascidos entre 1998 e 1999) o evento contou com aproximadamente 80 atletas inscritos e apresentou dois percursos, sendo um de 9 km e outro de 20 km. As condições climáticas e o próprio percurso traçado pela organização do campeonato exigiram que os atletas participantes utilizassem toda sua técnica e força para completar as provas.

No sábado aconteceram as provas do V1 Masculino e do V1R Feminino de todas as categorias, tendo como vencedor o atleta Cauê Serra Santos (na categoria V1 Masculino), Murilo Pinheiro (na categoria V1R Masculino), Monica Pasco (na categoria V1 Feminino) e Gabriele da Silva Ferreira (na categoria V1R Feminino). Já no domingo foi a vez do V2R, os vencedores foram Pedro Henrique Almeida Weichert e Robert Almeida Gonçalves (na categoria V2R Masculino), Rayssa Corrêa e Viviane Vaz (na categoria V2R Feminino) e Douglas Dias de Freitas e Gabriele da Silva Ferreira (na categoria V2R Misto).

Além de ser o encerramento do semestre, o evento também serviu como seletiva para o Campeonato Sul-americano de Va’a, que acontecerá no Chile, em novembro deste ano, e para o Campeonato Mundial de Distância Va’a, no Taiti em junho de 2017.

A convocação dos selecionados ainda não foi oficializada, mas Manuel Gil Rey Rojo, supervisor da modalidade junto à CBCa se mostra otimista. “O nível apresentado neste final de semana nos dá a certeza que os dois atletas selecionados para o Sul-americano e para o Mundial representarão bem o Brasil, e têm grandes possibilidades de obter colocações de destaque”, comenta.

O próximo compromisso da modalidade será a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Va’a V6 Maratona, na segunda semana de julho, em Vitória/ES.