Caiaque Polo encerra o calendário 2016 na Argentina


1º Campeonato Sul-americano de Caiaque Polo busca difundir a modalidade no continente

Caiaque Polo encerra o calendário 2016 na Argentina

Caiaque Polo encerra o calendário 2016 na Argentina

Neste final de semana mais uma modalidade da CBCa encerra o calendário de 2016. Uma equipe formada por 10 atletas de 6 associações brasileiras viaja para a capital argentina, Buenos Aires para participar do 1º Campeonato Sul-americano de Caiaque Polo. A competição conta com a participação de equipes do Brasil, Paraguai, Guiana Francesa e os anfitriões argentinos.

Essa é a primeira competição exclusivamente Sul-americana da modalidade. Segundo Leonardo Colomera, Supervisor de Caiaque Polo junto à CBCa, o esporte é muito difundido em países europeus, mas pouco conhecida na América do Sul. A competição tem como objetivo despertar o interesse de outros países sul-americanos no esporte e garantir uma boa participação no Campeonato Pan-Americano de Caiaque Polo, que acontecerá em 2017, ainda sem sede definida, mas com grandes chances de ter um país Sul-americano como anfitrião.

O Brasil é, atualmente, o país mais tradicional no Caiaque Polo Sul-americano e foi o único país participante do Campeonato em Buenos Aires que competiu no Campeonato Mundial de Caiaque Polo deste ano, em Siracusa, na Itália. No Mundial, o Brasil ficou na 20ª posição, mas teve bons jogos contra equipes importantes no cenário mundial, como a campeã mundial Itália, os vice-campeões franceses e com a forte equipe irlandesa. A expectativa é que os brasileiros mantenham o bom desempenho e faça uma boa competição na Argentina.

Planos para 2017

O calendário de 2016 ainda não acabou, mas Leonardo Colomera já planeja o ano de 2017. Segundo o Supervisor, os desafios da modalidade no próximo ano são a busca de novos atletas e a manutenção da evolução do esporte no Brasil. O objetivo principal é estruturar o Campeonato Nacional, tornando-o mais atrativo e o desenvolvimento de equipes Femininas Sênior e Sub-21 e Masculina Sub 21.