Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona termina com boas disputas


A competição reuniu 170 atletas em Londrina (PR) este fim de semana

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona foi realizado no Iate Clube de Londrina entre os dias 29 a 31 de maio. O evento que contou com tempo frio e chuvoso não desanimou os atletas, e contou com a presença de participantes vindos de longe como foi o caso de atletas da Bahia. Além destes, atletas de mais 6 estados prestigiaram o evento, sendo eles do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília e Pará.

unnamed (1)

Nas provas masculinas, houve uma disputa acirrada entre os três primeiros lugares na prova de K1 28Km Masculino Sênior. O vencedor foi Leandro do Prado Correa que cruzou a linha de chegada em 1:46’47”, ele foi seguido de perto por Bruno Aparecido Santiago que completou sua prova na marca de 1:46’49” e conquistou a medalha de prata na categoria. A terceira colocação coube a Juliano Darlan Crai Dal Molin também com um bom tempo de 1:47’52”. Os atletas realizaram uma disputa em casa, visto que todos os três são da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem.

As provas femininas também tiveram seus destaques dentre eles a prova de K1 20 Km Feminino Sênior. A grande vencedora foi Lacy Cristina Batista Bianqui em um tempo final de 1:23’24”. O segundo posto da categoria coube a Bruna dos Santos em marca de 1:25’34”, e completando o pódio, Natália Quezia terminou sua prova em 1:27’59”.

As provas de categorias de base (infantil, menor e cadete) foram também motivo de atenção do público presente. Segundo Bruna Muassab, supervisora da Canoagem Maratona na Confederação Brasileira de Canoagem, a competição foi gratificante. “O evento superou as expectativas, tanto com relação ao número total de participantes logo após as mudanças nos critérios de concessão do bolsa atleta, mas, principalmente no número de inscritos nas categorias de base. A prova K1 Menor Masculino foi a prova que mais teve barcos na água, me deixando muito satisfeita pois mostra que o trabalho de base vem sendo desenvolvido pelos clubes e é do trabalho de base que colheremos futuros bons resultados na modalidade” revela ela.

A competição e pontuação geral por equipes sagrou a Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA), de Ribeirão Claro (PR), campeã com um total de 727 pontos somados neste campeonato. A segunda colocação, associação com 639 pontos acumulados, foi a Associação Caxiense de Esportes Náuticos (ACEN) de Caxias do Sul (RS). Na terceira posição a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba (BA), teve um total de 608 pontos.

Em relação ao nível técnico da competição Bruna Muassab ressalta o desempenho positivo dos atletas. “Tecnicamente o campeonato foi bastante interessante, tivemos poucas embarcações que não terminaram a prova e os tempos foram ótimos, mesmo com muita chuva e frio no primeiro dia de competição. Contudo não posso deixar de agradecer todo o apoio dos organizadores e do Iate Clube de Londrina que foram extremamente receptivos e nos propiciaram uma estrutura muito boa para a realização do evento” encerra a supervisora da modalidade.

O Campeonato Brasileiro foi também realizado como única seletiva para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, na cidade de Gyor (HUN) entre 11 e 13 de setembro de 2015. Os nomes dos selecionados para representar o Brasil no Campeonato Mundial irão ser divulgados em breve pelo comitê de Canoagem Maratona na Confederação Brasileira de Canoagem.

Confira os resultados completos na página do evento: http://goo.gl/nA559q