Campeonatos Europeus de canoagem são apoiados por tecnologia portuguesa


A Memórias e a Spotfokus são a face mais visível do projeto coordenado por Marcos Oliveira e Rui Mendes.

A organização das competições internacionais da canoagem Europeia está suportada “em boa parte” em tecnologia portuguesa, com uma parceria tecnológica a garantir o exclusivo até 2016 junto da Associação Europeia (ECA).

download

“Apresentamos uma solução integrada que facilita a organização em termos de resultados, organização logística de voos, estadias e transportes para as equipes, inscrições e perfil de atletas, sistema de foto-finish e outros”, explica à agência Lusa Marcos Oliveira, há muitos anos ligado à canoagem e que controla, presencialmente, todo este empreendimento nas diversas provas.

A Memórias, empresa de programação à medida, e a Spotfokus, especialista em novas tecnologias e soluções online, são a face mais visível do projeto coordenado por Marcos Oliveira e Rui Mendes e marcam presença nos Europeus de canoagem, que decorrem em Racice, na República Checa, entre sexta-feira e domingo.

“Fazemos tudo isto de acordo com os interesses e necessidades de cada organização local. Temos essa responsabilidade, facilitando, imenso, todo o seu trabalho. Poupamos recursos técnicos e humanos, apresentando soluções mais práticas e adequadas às modalidades”, completa Rui Mendes.

As soluções apresentadas pela parceria Memórias/Spotfokus envolvem “tanto o ‘software’, como o ‘hardware’”, havendo também contributos do “meio universitário português”.

“Preferencialmente, tentamos utilizar e desenvolver produtos 100 por cento portugueses. Há muitos projetos com imenso valor em Portugal e só temos de potenciar e divulgar o que de melhor o país tem”, conclui Rui Mendes.

Elly Muller, responsável da ECA por todas as organizações Europeias, destaca a “competência, inovação e profissionalismo do projeto português”, motivos pelos quais confia que “em breve, a sua influência pode estender-se à canoagem mundial”.

Além da tecnologia, Portugal também brilha na canoagem internacional com a Nelo, o maior construtor mundial de caiaques de competição, que ‘conquistou’ cerca de três quartos das medalhas nos Jogos de Londres2012.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt