Brasileiro de Va’a reuniu mais de 380 atletas em São Paulo


O Sampa V6 RACE Campeonato Brasileiro de Va’a, que aconteceu em 02/09, em São Paulo, classificou as equipes para o sul-americano no Peru, em novembro de 2017.

Texto de Thays Aldrighe, adaptado por Jefferson Sestaro e fotos de Carla Falleiros

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de V6 (Va’a de seis lugares, também conhecida como Canoa Havaiana), a SAMPA V6 RACE, aconteceu no último dia 02 de setembro. Pela primeira vez a cidade de São Paulo recebeu a competição, que foi realizada na represa Guarapiranga, no clube Team Brazil. Estiveram presentes 385 atletas que vieram de cidades, como Rio de Janeiro/RJ, Cabo Frio/RJ, Niterói/RJ, Bertioga/SP, Santos/SP, Guarujá/SP, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Vitória/ES, Florianópolis/SC, Salvador/BA.

Correram equipes femininas e masculinas nas categorias Junior, Estreante, Open, Master (atletas entre 40 e 49 anos de idade), Super Master (atletas entre 50 e 59 anos) e Legend (atletas a partir de 60 anos). A competição também teve equipes mistas, formadas por três homens e três mulheres, sem limite de idade. Os vencedores de cada categoria (exceto a Legend) garantiram vaga para o campeonato sul-americano, que neste ano acontecerá em Lima, no Peru, em novembro.

A equipe SAMU, que era uma das favoritas, levou ouro na categoria Open masculino. Foram 16 km percorridos em 1h09. O time paulista é o que mais acumula vitórias na canoa havaiana do Brasil. Ele venceu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, ocorrido em maio passado, em Cabo Frio/RJ. Hexacampeã brasileira, a Samu é ainda bicampeã da tradicional prova de Nova York, a Hawaiian Airlines Liberty Challenge, levando o primeiro lugar no pódio em 2015 e 2016. Neste ano, o time bateu o recorde no Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro, a prova mais longa da América Latina. Há dois anos, ficou entre os top 10 na Hawaiian Airlines Moloka’i Hoe, no Havaí.

A favorita Mana Brasil, do estado do Rio de Janeiro, já tinha conquistado o ouro na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de VA’A e, no último sábado, repetiu a vitória na categoria Open feminina, com tempo de 1h23 para completar os 16 km de prova. Conheça as outras equipes vencedoras:

Masculino

  • Junior – Mauna Loa Fusão – Niterói/RJ
  • Estreante – He\’e Nalu – Cabo Frio/RJ
  • Master – BRA Va’a – Rio de Janeiro/RJ
  • Super master – Italo VA’A – Vitória/ES

Feminino

  • Estreante – Canoa da Ilha – Vitória/ES
  • Super master – BRASIL ATR – Santos/SP
  • Master – Mana Brasil – Cabo Frio/RJ

Mista

  • AES Team Brazil

O evento em São Paulo teve o patrocínio da fabricante americana de remo Kialoa, da fabricante finlandesa de relógios Suunto e do Clube Team Brazil. Os apoiadores foram a Sabesp e o Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos do país.

A Sampa V6 é organizada por Sergio Prieto, um dos integrantes da Samu. Como treinador, Prieto ajuda a fazer a história da canoa havaiana no Brasil não só com seus títulos mas também formando atletas e treinando praticantes.

A prática da canoa Va’a tem crescido no Brasil. A Confederação Brasileira de VA’A, como é conhecida a modalidade, registra 500 atletas filiados. Há a estimativa de que mais de 3.500 atletas são adeptos da canoa havaiana no país.