Canoagem Brasileira conquistou mais duas vagas nas Olimpíadas


Brasil faz história e leva cinco atletas na Canoagem Velocidade.

Edson Silva e Gilvan Ribeiro conquistaram duas vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Edson Silva e Gilvan Ribeiro conquistaram duas vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Ontem (21) foi um dia histórico para o Brasil no Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade, em Gainesville, EUA. Os atletas Edson Silva e Gilvan Ribeiro conquistaram duas vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A primeira foi na prova K1 200m Sênior com o atleta Edson Silva, que garantiu a prata, ficando atrás do argentino Omar de Andrés, que já estava classificado. A segunda veio também com Edson Silva, juntamente com seu companheiro Gilvan Ribeiro, que conquistaram o ouro na prova K2 200m Sênior. “Sonho realizado, três ciclos tentando e agora consegui, e no K1 e K2, com meu companheiro Gilvan Ribeiro e no Rio de Janeiro. Só tenho a agradecer a todos e treinar para tentar superar o melhor resultado que temos até hoje em Olimpíadas, que é o oitavo lugar”, comentou Edson (Edinho).

Com estas conquistas a Canoagem Velocidade passar a ter cinco representantes nos Jogos Olímpicos. Os atletas Isaquias Queiroz e Erlon de Souza na canoa, disputando as provas de C1 1000m, C1 200m e C2 1000m; Edson Silva e Givan Ribeiro nas provas de K1 200m e K2 200m, e mais uma vaga no K1 feminino por ser país sede.

Campeonato Pan-Americano

Além das provas que garantiram classificações o Brasil disputou também mais sete provas, e conquistou cinco medalhas.

A primeira foi com a canoísta Bruna Domingues que conquistou o ouro na disputa do K1 200m Júnior. Outro ouro foi conquistado também na prova do C1 200m Júnior com o atleta Jacky Godmann.
A prata do dia ficou com o K4 1000m Sênior, formado pelos atletas Celso Oliveira, Vagner Souta, Roberto Maehler e Gilvan Ribeiro.

E os bronzes com Ana Paula Vergutz e Ediléia Reis no K2 200m Sênior e com Angela Aparecida e Andrea Oliveira no C2 500m Sênior.