Canoagem Freestyle dá início ao ano de competições


À medida que o ano vai passando as diversas modalidades de Canoagem iniciam os seus calendários de competições.

Canoagem Freestyle dá início ao ano de competições

Canoagem Freestyle dá início ao ano de competições

Neste final de semana a Canoagem Freestyle é a modalidade a iniciar os trabalhos de 2016. No dia 09 de abril será realizado o Campeonato Brasileiro de Canoagem Freestyle, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul.

O evento terá a participação de pelo menos 20 atletas divididos nas categorias Júnior (até 18 anos) e Sênior (19 anos em diante) e mantém as inscrições abertas até o dia 06 de abril. O evento valerá como seletiva para definir os atletas que representarão o Brasil na Copa do Mundo de Canoagem Freestyle que terá duas etapas acontecendo em outubro, a primeira em San Juan na Argentina e a segunda no final do mês no Rio de Janeiro. Os três primeiros colocados de cada categoria estarão aptos a representar o país na Copa do Mundo. Apenas os atletas federados junto à CBCa, porém, irão pontuar e poderão participar da seletiva, atletas não cadastrados podem participar do evento, mas não participarão da seletiva.

“Ainda somos pequenos comparados com países da América do Norte e alguns europeus, neste campeonato teremos atletas que vem melhorando seu desempenho a cada ano que passa, mas ainda precisamos subir alguns degraus para chegar no nível de atletas que se destacam no cenário mundial” comenta João Francisco Hauschild de Oliveira, supervisor de Canoagem Freestyle junto à CBCa. Em relação à participação nas duas etapas da Copa do Mundo, João é categórico “A expectativa aumenta a cada ano, quando temos participantes em copas do mundo e mundiais, mas temos que ser realistas e andar com os pés no chão”

O Campeonato Brasileiro será realizado no início da pista de Slalom do Parque das Laranjeiras, que é considerada uma onda suave de tamanho médio mas com boa profundidade para realização de manobras e boa retenção. Caso haja necessidade, o local do evento poderá ser alterado para a onda Pipoqueira, onda estacionária do Rio Paranhana.