Secretaria de Esportes e Associação Equilibrium desenvolvem a canoagem no Caruara

Atividade desenvolvida para crianças e adolescentes, no Caruara – Santos/SP, pela Secretaria de Esportes em parceria com a Associação Desportiva, Educacional e Social Equilibrium.

Fonte: Diário do Litoral

Aulas do projeto são realizadas na Patromoria da Marinha do Brasil (Foto: Marcel Narezzi / Cedida)O portinho, no bairro Caruara (Área Continental de Santos/SP) é um cenário perfeito para prática da canoagem, lá cerca de 40 crianças e adolescentes fazem aulas da modalidade. A atividade é desenvolvida pela Secretaria de Esportes (SEMES) em parceria com a Associação Desportiva, Educacional e Social Equilibrium.

Nesse local já foram revelados atletas para a seleção brasileira, como Eliete Bazanella. Moradora do bairro Caruara, Eliete começou nas aulas do Projeto Navega São Paulo, parceria do Governo do Estado com a SEMES, e foi 3ª colocada no Sul-Americano de 2011, disputado no Rio de Janeiro. Já na Va’a (conheça aqui), conquistou títulos internacionais e também participou do campeonato Mundial de 2014, no Canadá.

Hoje, com 24 anos e como auxiliar técnica, Eliete se dedica a ensinar os alunos da canoagem no bairro. “O canal de Bertioga é ideal para a prática do esporte. Além disso, por ser uma comunidade caiçara, existe uma facilidade e intimidade das crianças com a água. A maioria, em poucas aulas já rema muito bem”.

Inspirando alunos

A vontade de seguir o exemplo de Eliete é comum entre os alunos. Gleidson Peres, 14 anos, já se destaca. “Desde pequeno, sempre brinquei aqui no rio, me sinto bem à vontade, gosto muito de remar e me sinto livre na água; quero participar e vencer em muitas competições”.

Outro que não perde as aulas é William Carvalho, 13. “Remar é muito legal e poder fazer isso com os amigos é melhor ainda. Tenho muita vontade ser como a Eliete: chegar à seleção brasileira, poder viajar e conhecer outros lugares”.

Inscrições

Inscrições na Rua Xavantes, 35, Caruara, das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessário apresentar RG e comprovante de residência, duas fotos e atestado médico atualizado. Além da canoagem, a Secretaria de Esportes também oferece aulas de caratê, judô, futebol e musculação.