Etapa do Ultramacho bate recorde de inscritos e tem canoagem


O Circuito Ultramacho já é o maior do Brasil no segmento multiesportivo com canoagem e nesta etapa bate um novo recorde de participação de atletas.

A primeira etapa do Circuito Ultramacho 2017 irá receber 1300 atletas para participar de sete provas do festival multiesportivo entre os dias 3 e 4 de junho em Cuiabá. Com competições para todas as idades o evento já tem confirmado competidores de todas as regiões de Mato Grosso e também do Brasil. “Temos atletas de 43 municípios do estado e de 31 cidades de país. É, sem dúvida, o maior evento já realizado pelo Ultramacho em parceria com a associação INTEGRAR. O Circuito Ultramacho já é o maior do Brasil no segmento multiesportivo com canoagem e nesta etapa bate um novo recorde de participação de atletas”, comemora o produtor Tomio Uemura.

O impacto financeiro na cidade está estimado em mais de R$ 1 milhão no consumo de serviços da cidade de Cuiabá. “Além dos atletas, o município irá receber os amigos e familiares que irão prestigiar a competição. Com isso estima-se que no mínimo teremos três mil pessoas circulando e consumindo hospedagem, alimentação e demais serviços de Chapada. “Já nos reunimos com as autoridades locais para alinhar as necessidades e dinâmica do evento, bem como informar o impacto positivo que irá causar a cadeia produtiva do turismo local. Com certeza a cidade estará lotada de famílias que buscam bem estar e se identificam com o perfil do município”, explica o também produtor do evento Marcus Vinícius Castro Alves.

Como funciona o Ultramacho

São dois dias de provas, no sábado (dia 3) serão realizadas as seguintes provas pela manhã com largada às 7h:

-ULTRAbike – uma prova solo de mountain bike no estilo maratona com trajeto de 56 quilômetros;
-SPORT – corrida multiesportiva em dupla envolvendo corrida em trilha, canoagem e mountain bike com percurso total de 35 quilômetros.

No sábado à tarde serão realizadas as corridas ULTRAkids e ULTRAteens. A primeira uma prova inclusiva, sem vencedores, onde todos recebem medalhas e buscam imprimir uma memória positiva para o esporte. Já a segunda trata-se de um duatlon para adolescentes envolvendo corrida e mountain bike.

Já no domingo o evento terá início às 7h com largadas das seguintes provas:

-Trail Run – corrida em trilha solo com trajeto de 12 quilômetros e 21 quilômetros;
-ENDURANCE – corrida multiesportiva solo e em dupla envolvendo corrida em trilha, canoagem e mountain bike com percurso total de 55 quilômetros.

O que é o evento Ultramacho?

O primeiro evento foi realizado em 2012 com o intuito de apresentar a canoagem aos atletas que praticam a canoagem e também a corrida. Em quase cinco anos de realização, o Ultramacho já levou mais de 12 mil atletas para conhecerem e se superarem pelas estradas, trilhas, morros e rios de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Juscimeira, Jaciara, Poconé, Nobres, Tangará da Serra, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães.

O nome Ultramacho é inspirado nos grandes eventos multiesportivos de nível mundial como Ironman e Ultraman. “Criamos o nome Ultramacho como uma brincadeira, uma provocação. Totalmente desvinculado da questão de gênero e focando na transcendência, na superação. O nome, que foi criado para um evento, pegou e hoje quando um atleta se autodenomina Ultramacho está dizendo que ele gosta de se superar e de vencer desafios”, explica a organizadora Maria Rita Ferreira Uemura.

Inclusão Social

O evento é voltado ao público amador. “Não temos premiação em dinheiro, pois não buscamos atrair atletas profissionais ao evento. Focamos em atrair os atletas de final de semana. Que tem outras profissões e veem nos eventos do Ultramacho a oportunidade de se superar com segurança, por esta razão nossas provas não possuem tempo de corte, nos organizamos para aguardar e celebrar até o último competidor. Além disso, nos especializamos em receber atletas com deficiência. Cadeirantes ou não tem nosso total apoio para realizar as provas. Temos estrutura de banheiro adaptado e nossa equipe é treinada para dar todo o suporte para os que quiserem viver esta experiência”, afirma Maria Rita.