Canoísta santista Celso Filetti quer manter a hegemonia no Aloha Spirit entre os masters


Foto: Ivan Storti

O santista Celso Filetti compete neste final de semana (13 a 15) em Vitória/ES, querendo manter a sua hegemonia entre os masters, tanto na canoa havaiana individual, quanto no surfski. Ele é um dos destaques na 3ª etapa do Aloha Spirit, maior paddle festival do Brasil e um dos maiores eventos de esportes aquáticos do Mundo, na Praia do Canto, na capital capixaba. O atleta de 48 anos busca o tricampeonato no torneio, válido como Brasileiro, e chega como vitorioso nas duas disputas nas etapas anteriores, em Ilhabela e Cabo Frio.

Em Ilhabela, inclusive, chegou em segundo lugar no geral das canoas havaianas, superando muitos atletas bem mais jovens. “Nas duas provas remei no limite. Treino para isso. Para competir bem, mas no fundo o que mais me agrada é estar perto dos amigos”, afirma Filetti, que vem de vitória no Aloha Hoe, em Peruíbe, que teve percursos mesclando trechos de rio e mar. “Gosto de provas duras, com mar mexido”, destaca o atleta, que é médico veterinário e treina seis vezes por semana. “Faça chuva ou sol, mar de qualquer forma, estou lá, remando. Disciplina é importante”, comenta.

Apaixonado pelas canoas havaianas e um grande incentivador de muitos atletas, Filetti também é um dos pioneiros no surfski. “É uma modalidade que estou ajudando a difundir e fico satisfeito em ver cada vez mais adeptos nas provas”, diz Filetti, que em maio garantiu o bicampeonato paulista master no surfski e é hexacampeão paulista, brasileiro e sul-americano individual master de canoas havaianas.

Texto de Fábio Maradei