Cansei, hesitei mas não parei.

Domingo, 30/jan, foi realizada a 9ª Volta a Ilha de Santo Amaro, Guarujá, de canoa havaiana.

São 77km em um trajeto que mescla mar aberto, canal de mangue e canal do porto de Santos… sem contar o maior violão, o sol.

Essa prova é muito legal por que as equipes revezam os remadores, 6 vão remando na canoa enquanto 3 aguardam no barco de apoio, que é obrigatório para realizar essa prova.

Combinei com o pessoal que rema de surfski em realizar esse trajeto, junto as canoas, aproveitando o máximo as ondulações dos barcos de apoio, logo de cara alguns toparam, afinal, não era uma remada qualquer de domingo, eram 77km!!!

Combinamos de nos encontrar as 7h30 na rampa da canoa brasil e partir para essa jornada, saindo por volta de 8h, estaríamos 1 hora a frente das canoas, nos encontrando com elas no pior trecho, o canal de Bertioga, onde a água é parada, torturante… e deu certo. Saímos em 6 surfskis. Remamos os primeiros 40 km em cerca de 4 horas, da Ponta da praia, Santos até o forte de Bertioga… mas foi o sol que nos castigou, desgastou demais, paramos muito para mergulhar, refrescar, hidratar… Ao chegar no forte, o cansaço era enorme, eu e Marquinhos chegamos a cogitar na possibilidade de voltar resgatado de carro, mas as canoas estavam começando a passar por nós naquele momento, eram 15 canoas, ou seja, 15 barcos de apoio para surfarmos na onda lateral deles e nos ajudar a seguir até Santos novamente, mas o corpo estava desgastado, faltava força, só que decidimos seguir o percurso, no máximo poderíamos pedir resgate em outro ponto mais a frente, no Caruara por exemplo.

Logo de cara que tentei pegar alguma ondulação de barco, capotei, não tinha resistência pra manter equilíbrio e força na remada, o Marquinhos embalou nos barcos, combinei com ele de seguir adiante e quando pudesse, me esperasse que eu chegava. Dito e feito. Muitos barcos de apoio nos ajudaram por saberem da dificuldade dessa volta, nos esperavam pra fazer onda e dar uma “ajuda” na velocidade, agradeço a todos por isso!

No final consegui pegar uma boa carona no barco de apoio das meninas do Rio de Janeiro, da Praia Vermelha, como sempre galera gente boa, oferecendo até sanduíche e água enquanto eu desfrutava da onda lateral do barco deles… Praticamente todo o canal de Bertioga fizemos pegando ondulação de lanchas, foi uma boa estratégia, mas o Marquinhos conseguiu abrir bem na minha frente enquanto eu fiquei pra trás mas sempre remando, sem parar. Quando nos encontramos faltavam “apenas” 10 kms dos 77 kms total, onde no canal do Porto de Santos, passamos por 5 transatlânticos e pegamos vento contra, apesar da maré a favor.

Chegamos as 17h20 na rampa do Saldanha, totalizando 9h20 de remada. Não chegamos muito atrás das últimas equipes a realizarem a volta na competição, vale lembrar que remamos sozinhos, cada um no seu surfski, um feito e tanto, mais uma grande experiência.

1 resposta

1. Juréia disse:

Grande Sestaro!
    Você não sabe da alegria de encontrarmos remadores no meio de uma prova tão árdua! Isso que nos faz voltar sempre, saber que além de tanta água estamos cercadas também de tanta gente que comunga o mesmo prazer.