CBSUP encerra circuito Brasileiro de SUP Race com evento de alto nível


Competição de SUP Sprint Olímpico define campeões da temporada 2017 encerrando mais um ano de circuito brasileiro com uma prova de alto nível.

Após um ano de muito trabalho, a Confederação Brasileira de Stand Up Paddle – CBSUP encerrou a temporada de SUP race realizando uma prova de alto nível: os Jogos Radicais Urbanos – Sprint Race Olímpico.

A competição, fruto da parceria entre CBSUP, Prefeitura Municipal de Campo Grande, FUNESP, FUNDESPORTE e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, ofereceu aos atletas uma estrutura organizacional poucas vezes vista na história do SUP race brasileiro.

As disputas, integradas aos Jogos Radicais Urbanos, evento de abrangência nacional, contaram ainda com transmissão ao vivo pela internet, exibindo para todo o mundo os melhores remadores do Brasil brigando na reta final do circuito pelo lugar mais alto do pódio.

Pelo formato de SUP Sprint Olímpico, os competidores disputaram baterias definidas por chaves, realizadas em uma raia de 200 metros, às margens do belo lago do Parque das Nações Indígenas, onde os primeiros colocados se classificavam para as fases seguintes até a grande final.

Nesse estilo de competição, qualquer erro poderia ser fatal, e isso imprimiu um ritmo dramático às disputas, ainda que, na primeira rodada, aqueles que não se classificassem teriam mais uma chance nas chaves de repescagem.

Ao longo do dia fortes ventos e chuvas entravam sem avisar, dificultando a vida dos competidores e demandando atenção extra por parte da organização para que tudo saísse dentro do cronograma.

Assim, ao longo de um dia de muita emoção, as chaves foram sendo definidas até a chegada das finais em todas as categorias e, entre elas, as categorias Profissional Masculino e Feminino.

A primeira final a definir seus vencedores foi a Feminina. Em uma final de nível altíssimo, Babi Brazil (BA), Raquel Daoud (SP), Lena Guimarães (RJ), Aline Adisaka (SP), Ariani Theophilo (RJ) e Jessikah Moah (SP) deram show nas águas do Lago do Parque das Nações Indígenas, mas Aline Adisaka foi quem comandou disputa, liderando do início ao fim confirmando seu favoritismo nesse formato de disputa. Jessikah Moah chegou na segunda colocação, conquistando seu melhor resultado na temporada.

Na terceira colocação veio Lena Guimarães, que conquistou seu bicampeonato brasileiro com esse resultado e comemorou muito seu título entre as melhores do Brasil. Ariani Theophilo, que também estava na briga pelo título, ficou com a quarta colocação, Raquel Daoud, em quinto e Babi Brazil, adversária direta de Lena, fechou a bateria na sexta colocação.

Em seguida, após a realização das finais nas categorias amadoras e uma “final B” do Profissional Masculino, chegou vez da grande final.

Na água Guilherme dos Reis (SP), Arthur Santacreu (SP), Lucas Belchior (RJ), Luiz Guida “Animal” (SP), David Leão (BA) e Guilherme Thawire (SP). Em jogo o título brasileiro de 2017 e três candidatos ao título: Gui dos Reis, Tuca Santacreu e Animal.

Dada a largada, Guilherme dos Reis e Tuca Santacreu assumiram a liderança, com Guida logo atrás, porém, após os primeiros 100 metros, dos Reis conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Santacreu para conquistar a primeira colocação da prova e, de quebra o bicampeonato Brasileiro de SUP Race Profissional!

Nas demais categorias os campeões de Sprint Race foram os seguintes atletas: 14 Pés Open – Lucas Costa Santana (BA); Amador Open 12’6” Feminino – Talita Silva (SP); Amador Open 12’6” Masculino – Guilherme Cunha (SP); Fun Race Masculino – Rickson Santos Freitas (BA).

Os resultados estão em fase de homologação e ainda estão sendo atualizados pelo sistema, no entanto, todos serão disponibilizados em breve e de forma oficial no site da Confederação Brasileira de SUP – CBSUP, bem como a atualização final do ranking brasileiro de SUP race de 2017. Para mais informações clique aqui.

A CBSUP agora se prepara para a última prova oficial do ano, o Ibiraquera Wave Contest, que definirá os campeões brasileiros de SUP Wave e SUP Foil, entre os dias 22 a 26 de novembro na cidade Imbituba (SC).