Com a presença de atletas olímpicos, Brasileiro de Velocidade começa nesta quinta


Evento acontece no Parque Náutico do Iguaçu, na capital paranaense, até o dia 3 de setembro.

A Canoagem Brasileira tem vivido dias intensos em agosto. Após encerrar a participação com cinco medalhas e 14 finais no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Racice, na República Tcheca, os olhos se voltam para a disputa do Campeonato Brasileiro, que acontece em Curitiba, no Paraná, de quinta à domingo no Parque Náutico do Iguaçu.

O campeonato reunirá na capital paranaense 443 atletas de 41 associações e clubes de canoagem de todo o Brasil e será disputado nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, além da Paracanoagem. Os principais canoístas brasileiros estarão lado a lado de muitas crianças e jovens que começam a dar suas primeiras remadas e têm em atletas medalhistas olímpicos/paralímpicos como Isaquias Queiroz, Erlon Souza e Caio Ribeiro, uma fonte de inspiração.

O evento, aberto gratuitamente ao público que quiser acompanhar os grandes nomes da Canoagem Brasileira, terá transmissão ao vivo pela internet no Canal Oficial da Canoagem Brasileira no Youtube (www.youtube.com/canoagembrasileira).

Para o coordenador da Canoagem Velocidade na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Alvaro Koslowski, o Campeonato Brasileiro já começa com uma grande conquista, que mostra a evolução e crescimento que a modalidade vem tendo no país. “Analisando os inscritos podemos ver um crescimento significativo no número de participantes para o campeonato, de um ano para outro tivemos cem atletas a mais”, comemora.

Paracanoagem

As provas de Paracanoagem acontecerão simultaneamente ao evento de Canoagem Velocidade, tendo as provas de 200m como principais, e estas sendo classificatórias para eventos internacionais. Durante o período também será feita a Classificação Funcional dos atletas, que é o nivelamento entre os aspectos da capacidade física e competitiva, colocando as deficiências semelhantes em um mesmo grupo.

De acordo com o supervisor da Paracanoagem, Leonardo Maiola, a expectativa para o Brasileiro a cada ano aumenta, pois o desenvolvimento da modalidade vem em um crescente, na qual mais atletas vêm aderindo a prática cada vez mais cedo. “O resultado esperado não poderia ser diferente, uma maior participação e provas muito mais competitivas”.

Canoagem Brasileira 2024

Ainda durante o campeonato, no sábado de manhã, haverá a entrega de 102 barcos para oito associações e clubes de canoagem, além do Colégio Estadual do Paraná, entidades que se inscreveram no edital lançado anteriormente pela Confederação Brasileira de Canoagem para recebimento desse equipamento. A entrega das embarcações faz parte do programa Canoagem Brasileira 2024, projeto de amplitude nacional que visa universalizar ainda mais a prática da canoagem em todo o território nacional desenvolvendo o esporte em locais que precisam de apoio e assim revelando novos talentos para os Jogos Olímpicos de 2024 em diante. Ao todo o projeto entregará 330 embarcações para 27 entidades esportivas ligadas à canoagem, inclusive para comunidades no Alto Xingu por meio do projeto que visa desenvolver a prática da canoagem olímpica entre os indígenas na região Norte do Brasil.

“A entrega dos barcos é mais uma iniciativa da Canoagem Brasileira em busca do desenvolvimento da base no país e do futuro da canoagem. Além disso, estamos trabalhando com a implantação de núcleos de canoagem em diversas cidades brasileiras. Com esse programa auxiliado pelo BNDES e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além das empresas Sanepar e J.Malucelli esperamos trazer muitos outros resultados para o Brasil como vimos recentemente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, revelou o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem tem organização da Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan), supervisão técnica Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, General Eletric (GE) e conta com apoio de Prefeitura Municipal de Curitiba, Nilmar Gráfica e Editora, A Sua Maneira Rádio Web, Jokers e Usiserv.

Site Oficial: www.canoagem.org.br
Youtube: www.youtube.com/canoagembrasileira
Facebook: www.facebook.com/canoagembrasileira
Instagram: www.instagram.com/canoagembrasileira
Flickr: www.flickr.com/canoagembrasileira

Serviço

Local: Parque Náutico do Iguaçu – Curitiba (PR).
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Alto Boqueirão, Curitiba – PR
Data: 31 de agosto a 3 de setembro
Horário: Das 8:00 às 18:00 horas
Entrada franca!