Com recordes 15ª VISA será neste sábado às 08h

Com recorde de 33 equipes e mais de 600 pessoas envolvidas diretamente, 15ª VISA será neste sábado.

Texto FMA Notícias e fotos Ivan Storti

Largada no estilo Le Mans – onde os canoístas ficam em terra, fora das embarcações e ao som da buzina pegam as embarcações e se lançam ao mar – será às 08h na praia da Aparecida, em Santos e mesmo antes da largada, a 15ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas já tem recorde garantido. A prova será realizada no sábado (10), com 33 equipes e mais de 600 pessoas envolvidas diretamente. “Para um esporte com menos de duas décadas no Brasil, é uma marca para ser comemorada”, vibra o organizador Fábio Paiva. A disputa terá 75 quilômetros de remadas ininterruptas, tendo cenários no mar e no rio, com o Canal de Bertioga, e depois no Porto de Santos, prometendo muita emoção.

Os atletas enfrentarão diversas condições, como correntezas, vento, ondulações, baixios, exigindo estratégia, sobretudo nos revezamentos. Cada equipe conta com nove competidores, seis remando e três no barco de apoio e durante todo o percurso é possível as trocas com a embarcação em movimento. A largada no estilo ‘Le Mans’ é outro momento de grande expectativa, principalmente pela grande quantidade de canoas concentradas num mesmo local.

A arena estará montada na Praia da Aparecida, ponto de partida e de chegada das canoas, que seguirão margeando a Ilha de Santo Amaro no sentindo anti-horário. O início está marcado para 8 horas, logo depois da homenagem pelo Dia Municipal da Canoa Havaiana, criado pela força que a Cidade representa na modalidade. Os remadores farão a tradicional roda de energia na areia e em seguida se posicionarão para começar a disputa.

Três equipes dividem o favoritismo neste ano. A Samu Team Brazil, de São Paulo, é a atual bicampeã e recordista, com 5h51min12s. Tem no seu time nomes conhecidos e a experiência de ter competido muitas vezes no exterior, inclusive na mais emblemática prova do Mundo, a Molokai-Oahu, no Havaí. A TriboQPira é formada por atletas locais e já chegou ao título nada menos que seis vezes.

Outra grande força é a Base Alpha, de Ilhabela, que tem o reforço de um taitiano. “A expectativa é muito grande. Chegamos com a equipe mais organizada. O time está forte, unido”, afirma o coordenador da Base Alpha, Marcelo Dias. “Ter um taitiano na equipe, faz a diferença. Traz um novo conceito de remada”, complementa, referindo-se ao remador Nephi Tehiva Mana.

Além dele, a prova contará com mais atletas estrangeiros. A equipe feminina Mosaico faz jus ao nome, com atletas brasileiras, argentinas, chilenas e norte-americanas. “É muito legal ver a animação de remadoras de fora, para conhecer nossa prova. Esperamos atrair, cada vez mais, atletas estrangeiros”, diz Fábio Paiva. “Estou muito feliz com a prova, com seu crescimento e o Dia Municipal da Canoa Havaiana vem coroar nosso evento e nossa cidade como referências na canoa havaiana. A energia de todos é contagiante”, complementa.

O 15º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas tem os patrocínios de Caiaques Opium Hightec e DP World Santos. Apoios: Prefeitura Municipal de Santos, Promifae/Semes, Fundação Florestal/Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Navega Praia Grande, Sabesp, FMA Notícias, rádio 98 FM/Unimes, TV Tribuna, Panificadora Rainha da Barra e Cinza Beer. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.