Congresso da Federação Internacional de Canoagem


Definidos e eleitos os membros para o ciclo 2017-2020 rumo à Tóquio

Congresso da Federação Internacional de Canoagem

Congresso da Federação Internacional de Canoagem

Terminou na semana passada na cidade de Baku, no Azerbaijão, o XXXVI Congresso da Federação Internacional de Canoagem (ICF), o qual teve muitas definições rumo aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, entre elas as eleições para seus órgãos e comissões.

Contudo, se tratando de continente americano, destaque para a brasileira Fátima Fernandes, nomeada chefe de classificação funcional no Comitê de Paracanoagem; e para a argentina Cecília Farias, eleita vice-presidente da entidade juntamente com o francês Tony Estanguet e o alemão Thomas Konietzko. Farias também será responsável pela Comissão de Desenvolvimento ICF e Comissão de Inclusão e Integração ICF.

Fernandes, classificadora internacional pela ICF desde 2012 e uma das precursoras em classificação funcional na Paracanoagem mundial, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido na modalidade e a expectativa para o novo ciclo.

“Vamos continuar nosso trabalho com muita seriedade e responsabilidade. Estreamos no Rio 2016 e tivemos um bom resultado. Agora é continuar esse trabalho”, explicou Fernandes que foi gerente geral da classificação funcional nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

De acordo Cecília Farias, primeira vice-presidente da história da entidade, os focos de desenvolvimento devem se concentrar na Paracanoagem e o processo de classificação, além da continuação com sucesso na realização dos eventos ICF no continente americano.

“A Confederação Pan-americana de Canoagem implementou com sucesso o programa de desenvolvimento da Paracanoagem com o patrocínio da NELO (fabricante de embarcações) e do Comitê Paralímpico Brasileiro. Acredito que devemos implementar projetos como este em todos os continentes para garantir a Paracanoagem nos próximos Jogos”, ressaltou.

Para finalizar Farias acredita que seus 42 anos a serviço da canoagem lhe faz entender com mais propriedade o que cada federação nacional necessita para se desenvolver.

“Continuarei trabalhando com amor e responsabilidade com todos, mas também gostaria de deixar uma mensagem a todas as mulheres do mundo: sou a primeira mulher eleita para a vice-presidência da ICF e certamente não serei a última. Vim para trazer uma maior equidade de oportunidades para trabalhar em benefício da juventude”, disse.

Confira abaixo todos os eleitos para o ciclo 2017-20

Presidente
Jose Perurena (ESP)

ICF Vice-presidentes
Cécilia Farias (ARG)
Tony Estanguet (FRA)
Thomas Konietzko (GER)

Tesoureiro
Luciano Buonfiglio (ITA)

Diretor Canoagem Velocidade
Frank Garner (CAN)

Diretor Canoagem Slalom
Jean-Michel Prono (FRA)

Diretor Caiaque Polo
Greg Smale (GBR)

Diretor Canoagem Descida
Tomislav Crnkovic (CRO)

Diretor Canoagem Maratona
Jorn Cronberg (DEN)

Diretor Paracanoagem
John Edwards (CAN)

Diretor Freestyle
Lluis Rabaneda i Caselles (ESP)

Diretor Canoagem Oceânica
Mario Santos (POR)

Diretor Médico e Antidoping
Donald McKenzie (CAN)