Copa Brasil de Paracanoagem define nomes para Mundial na Alemanha


Neste final de semana, atletas de todas as regiões do país se encontraram em São Paulo (SP) para a primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem.

unnamed (1)O evento contou com provas de 500m no sábado (12), enquanto no domingo (13) as disputas de 200m foram classificatórias para o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que definirá os nomes para os Jogos Paralímpicos 2016.

Os resultados obtidos na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP) contarão pontos para a convocação dos atletas que representarão o Brasil na Alemanha, em maio. A busca por medalhas e a chance de representar o país no exterior renderam disputas acirradas e deixou os atletas na expectativa de quem irá para o mundial.

Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), conta que será um período de desafios para os paracanoístas. “Teremos um ano agitado para a Paracanoagem e tenho certeza que todos os atletas abriram a temporada dando o melhor de si. Logo teremos o Mundial da modalidade e esta prova foi crucial para a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), que deverá definir os representantes do nosso país em uma importante competição internacional. Além disso, a Copa é um encontro de atletas que nos ajudam todos os anos a disseminar este esporte que, neste ano, estreia nos Jogos Paralímpicos 2016”, comenta.

A competição também foi marcada por novidades. Desta vez, 16 novos atletas passaram pela classificação funcional. Além disso, a categoria de demonstração Master Masculino iniciou uma nova fase na Copa Brasil de Paracanoagem. Em busca de valorizar atletas com mais de 35 anos, a prova reuniu nomes de peso da modalidade. José Agmarino de Jesus Coelho, o Zecão, começou na Paracanoagem em 1997 e aprovou a criação do novo grupo. “Foi muito bom poder disputar especificamente ao lado de outros competidores da minha faixa etária. O nível de competitividade dos mais jovens em relação a nós, que somos veteranos, é diferente, e isso incentiva ainda mais os atletas mais velhos a remar”, comenta Zecão. Esta divisão já existe em competições internacionais para paratletas.

A convocação dos atletas que disputarão o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem deve sair ao longo desta semana, quando a CBCa definirá os nomes que representação o país no mês de maio depois de analisar o histórico de conquistas e desempenho de cada competidor, contando as provas realizadas neste final de semana.

1403 - 740