Definida a dupla no C2 Masculino dos Jogos Rio 2016 pela Canoagem Slalom


Charles Corrêa e Anderson Oliveira estão matematicamente classificados, K1 e C1 Masculino terão que esperar as próximas duas etapas da Copa do Mundo

C2 Masculino dos Jogos Rio 2016

Charles Corrêa e Anderson Oliveira

Depois de águas geladas em Ivrea na Itália na 1a Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom o calor da emoção para a dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira do C2 Masculino, os jovens estão matematicamente classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ainda estão em abertas as vagas para o K1 e C1 Masculino que terão que aguardar as próximas etapas da Copa do Mundo para terem a confirmação da vaga.

Charles e Anderson, naturais de Piraju/SP, eram considerados favoritos para a vaga e garantiram a participação nos Jogos Olímpicos com a classificação para a final do evento italiano. No final os amigos de infância que remam juntos desde 2013 ficaram em 9o lugar. “Foi o nosso melhor resultado e melhor ainda que ele nos trouxe a vaga olímpica”, comenta Corrêa e diz que o trabalho continua. “Daqui pra frente vamos manter os treinamentos firmes”.

Já Anderson lembra que mantém a confiança na próxima etapa da Copa do Mundo. “Estou confiante para fazer uma boa prova também na Espanha”, comenta. A outra dupla na competição é formada por Wellington Munhoz e Cassiano Alfredo de São José do Rio Pardo/SP que garantiram a 16a posição chegando as semifinais da prova.

Sátila chega à final e fica em 9º lugar.

Ana Sátila garantiu uma vaga na final em Ivrea na Itália, mas sua descida não foi boa, a brasileira perdeu a baliza número 14 e tomou uma penalidade, além de esbarrar na baliza número 2, o que a deixou em 9o lugar com 164.42s. Mas Sátila tem o que comemorar, ela fez o melhor tempo da competição 100.21 segundos na primeira descida das classificatórias. Já para vencer a final a alemã Ricarda Funk fez a prova em 102.98s. “Estou deixando a Itália com uma bagagem maior! Muito feliz por participar de mais uma final e vamos para a próxima”, comentou a jovem já classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Pepe a um passo para a classificação no K1 para o Rio 2016 já na C1 a disputa está acirrada

Pedro Gonçalves está praticamente classificado para a vaga no K1 Masculino para o Rio 2016, o atleta ficou em 20o na semifinal. Já os outros brasileiros na disputa, Guilherme Mapelli, Ricardo Taques e Renan Soares não passaram das classificatórias, com esse resultado Pepe precisa apenas ficar entre os três primeiros atletas brasileiros na 2a Etapa da Copa do Mundo que acontece em La Seu d’Urgell na Espanha para garantir seu passaporte olímpico.

C2 Masculino dos Jogos Rio 2016

C2 Masculino dos Jogos Rio 2016

“Estou muito orgulhoso da minha prova, infelizmente uma penalidade de 2 segundos me tirou a possibilidade de estar brigando pelos 10 melhores que passavam para a grande final, mas vamos continuar trabalhando”, comenta o canoísta de Piraju/SP.

No C1 Masculino o atleta Felipe Borges vinha com uma vantagem obtida na Seletiva Nacional realizada em abril, mas não foi bem e acabou ficando nas classificatórias da 1a Etapa da Copa do Mundo. Os outros postulantes a vaga olímpica do Brasil na mesma categoria superaram Borges e chegaram à semifinal. Charles Corrêa ficou em 12o lugar (101.85s) próximo da vaga para a final onde entram só dez atletas e Leonardo Curcel garantiu a 23o posição (107.84s). Corrêa empatou em pontos com Felipe o que deixou a disputa aberta no C1 Masculino e também o atleta está próximo de participar em duas categorias nos Jogos Olímpicos. “Agora é me empenhar nas duas categorias” comenta.

Italianos fazem dobradinha no K1 Masculino

Giovanni De Gennaro e Daniele Molmenti ambos da Itália garantiram a medalha de ouro e prata para Itália no K1 Masculino respectivamente. “A multidão foi incrível e a atmosfera era brilhante. Eu tenho esperado por esse momento por muito tempo”, comenta Gennaro vencendo em casa e também garantindo uma façanha, ele superou seu conterrâneo Molmenti, atual campeão olímpico na categoria. A terceira posição ficou com o polonês Dariusz Popiela.

Pelo C1 Masculino o ouro ficou para o tcheco Michal Jane a frente do suíço Thomas Koechlin em uma final apertada, já o terceiro lugar foi de Kilian Foulon da França. Pela disputa feminina na categoria Jessica Fox da Austrália foi a melhor, a atleta ficou na frente de Mallory Franklin e Kimberley Woods ambas da Grã-Bretanha, o C1 Feminino ainda não é uma modalidade olímpica e nessa competição a brasileira Ana Sátila priorizou o K1 Feminino, modalidade olímpica e a qual já tem vaga garantida para os Jogos Olímpicos.

No C2 a dupla francesa formada por Nicolas Scianimanico Cailhol e Hugo ganharam o ouro, David Schroeder e Nico Bettge da Alemanha e Pendure Zhang e Deng Xiao da China ficaram com a prata e o bronze respectivamente. Já no K1 Feminino Ricarda Funk foi a melhor seguida a australiana Jessica Fox e da austríaca Corinna Kuhnle.

Os competidores se despedem da Itália com olhos para a 2a Etapa da Copa do Mundo em La Seu d’Urgell, a competição será no próximo fim de semana entre os dias 10 e 12 de Junho.

Equipe Brasileira no evento

Atletas
(K1F/C1F) Ana Sátila
(C2) Anderson Oliveira e Charles Corrêa
(C2) Cassiano Alfredo e Wellington Munhoz
(C1M) Felipe Borges
(C1M) Leonardo Curcel
(K1M) Guilherme Mapelli
(K1M) Pedro Gonçalves
(K1M) Renan Soares
(K1M) Ricardo Taques

Equipe Técnica
Ettore Ivaldi
Guille Diez-Canedo
Jordi Domenjo
Diorgines Antunes
Antônio Carlos Pinto