Definidos os atletas que representarão a Canoagem Slalom em eventos internacionais


Houve outras disputas como o C2, C1 e K1 Masculino Júnior, C1 e K1 Feminino Júnior para decidir as vagas dos atletas que irão no Mundial Júnior & Sub-23 em Julho na Cracóvia, Polônia.

unnamedFim de semana agitado para a Canoagem Slalom, em uma competição onde definiu os canoístas classificados para as competições internacionais e também que propiciou o treinamento de árbitros internacionais e profissionais que atuarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ao todo 35 embarcações participaram da disputa no Canal Rio dentro do Complexo Esportivo de Deodoro. Na água a briga foi intensa em todas as categorias no K1 Masculino Pedro Gonçalves levou a melhor, o atleta foi o barco mais rápido no primeiro dia 82.86 segundos, já no segundo Ricardo Taques superou Gonçalves em 0.21 centésimos fechando com 84.61 segundos, mas na última disputa “Pepe” desbancou o Taques e levou a melhor fechando com 91.03 e firmando o primeiro lugar.

“Eu treinei quatro anos para estar aqui, em 2012 perdi a vaga olímpica por poucos centésimos e não podia deixar passar essa, ainda não estou classificado agora já é meio caminho andado mas ainda tenho muito esforço pela frente”, comenta Gonçalves. Ricardo Taques comenta que o ano foi de crescimento, ele lembra que no primeiro dia fez uma prova ruim e ficou em último lugar, mas conseguiu superar e chegou a beliscar o primeiro lugar. “É superação, eu venho desde o ano passado superando cada obstáculo, agora é batalhar nas etapas da Copa do Mundo para tentar buscar a vaga olímpica”, fala Taques. Além de Pedro Gonçalves e Ricardo Taques, Renan Soares também está classificado para ir nas Copas do Mundo nessa categoria para quem obter os melhores resultados e sonhar com a vaga Olímpica. (Conheça as regras e pontuações na circular 003/2016 disponível no site da CBCa).

Na disputa pelo C1 Masculino, a briga árdua entre três atletas, na sexta-feira (25), Leonardo Curcel foi o mais rápido (97.59s), já no sábado (26), Felipe Borges conquistou a primeira colocação (94.65s) e no domingo (27), Charles Corrêa superou os dois atletas (98.13s), mas no final Borges foi o melhor da seletiva por ter feito o percurso em menor tempo e está perto da vaga olímpica.

“Agora ficou mais fácil, mas o meu objetivo maior é garantir a melhor colocação nas três Copas do Mundo e mostrar um bom potencial da Canoagem Brasileira”, fala Felipe, os três atletas estarão na Europa para a disputa agora para a vaga olímpica. Charles Corrêa e Anderson Oliveira garantiram o primeiro lugar com duas vitorias na sexta e no domingo, a segunda dupla colocada formada por Cassiano Alfredo e Wellington Munhoz foi a melhor no sábado. “Acho que foi a seletiva mais disputada, temos uma vantagem mas temos que manter o foco”, comenta Oliveira, já o seu colega de embarcação comenta o crescimento das outras duplas brasileiras. “Temos uma vantagem técnica e vamos lutar para manter o favoritismo agora nas Copas do Mundo”, esclarece. Ambas as duplas brigam para carimbar o lugar nos Jogos Olímpicos.

unnamed (1)

Houve outras disputas como o C2, C1 e K1 Masculino Júnior, C1 e K1 Feminino Júnior para decidir as vagas dos atletas que irão no Mundial Júnior & Sub-23 em Julho na Cracóvia, Polônia.

Na avaliação geral a Seletiva Nacional demonstrou que não há favoritos e que o esporte está em constante crescimento, para Argos Gonçalves Dias Rodrigues, superintendente da CBCa a vaga olímpica ainda está em aberto. “Todos os atletas saem conscientes que não está nada definido entre eles, e que eles terão que treinar bastante até os Jogos Olímpicos, o que faz parte do nosso plano para evitar uma zona de conforto dos canoístas”, lembra Gonçalves.

Já o treinador da Equipe Permanente Ettore Ivaldi diz que o Brasil tem um bom plantel de atletas, “O trabalho foi feito, agora é ver quem se sai melhor para focar nos Jogos Olímpicos”, explica Ivaldi. Para João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem o crescimento não foi só dentro da água, mas também fora. “Houve uma evolução, administrativa, técnica e de arbitragem, estamos no caminho certo para termos uma excelente participação nos Jogos Rio 2016”, lembra.

Treinamento Intenso para o Rio 2016

O evento de classificação dos atletas serviu de teste para a parte técnica e arbitragem que atuará nos Jogos Olímpicos Rio 2016 através de um acordo entre o Comitê Organizador Rio 2016 e a Confederação Brasileira de Canoagem que propiciou a liberação do local para os atletas nacionais sentirem um gostinho olímpico. Para Sebastian Cuattrin, coordenador da modalidade de Canoagem nos Jogos Olímpicos a iniciativa foi excelente. “Realizamos a competição no mesmo horário que irá ocorrer nos Jogos, isso propiciou que os profissionais que atuarão nas Olimpíadas se adaptem com a posição do sol, o reflexo do sol, foi muito importante ter este momento porque é a última oportunidade para uma prova deste tipo, ainda mais com os atletas nacionais presentes”.