Entre os dez melhores do mundo


Canoísta brasileiro conquistou o primeiro lugar na Final B da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, realizada neste fim de semana, na República Tcheca

O jovem canoísta brasileiro (21 anos), Nivalter Santos, conquistou neste fim de semana, na cidade de Racice, na República Tcheca, mais um ótimo resultado para a canoagem brasileira. Ele chegou em primeiro lugar na Final B do C1 500 metros da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e colocou a bandeira brasileira entre os dez melhores do mundo nesta prova.

Numa prova disputada entre atletas europeus – Nivalter era o único canoísta fora da Europa na final – a brasileiro chegou na frente de todos com o tempo de 1:52.623, seguido de perto pelo lituano Jevgenij Miasniankin (1:52.783) e pelo grego Andreas Kiligkaridis (1:54.386).

“A participação do Nivalter nestes eventos de alto nível da canoagem mundial é muito importante para a preparação dele para os próximos Jogos Olímpicos, pois é competindo contra os melhores do mundo que ele conseguirá evoluir ainda mais. É um atleta jovem e tem tudo para se tornar um dos melhores do mundo em sua categoria”, disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Na Final A do C1 500 metros, disputada pelos nove melhores atletas das semifinais, o vencedor foi o canoísta do Uzbequistão, Vadim Menkov, seguido pelo biélo russo Dzianis Harazha e pelo lituano Jevgenij Suklin.

Já nas provas de distância 1000 metros o brasileiro não teve um desempenho semelhante. Ele ficou em nono lugar da segunda semifinal do C1 100m e não conseguiu se classificar para as finais da categoria. A Final A foi vencida pelo francês Mathieu Goubel com o tempo de 4:06.159. Em segundo lugar chegou o uzbeque Vadim Menkov (4:08.003) e em terceiro o polonês Marcin Grzybowski (4:09.679).

Ano passado, na Alemanha, Nivalter já havia figurado entre os dez melhores do mundo quando conquistou a oitava colocação na Final A do C1 500m, válido pela segunda etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade de 2008, em Duisburg, na Alemanha.

A etapa da República Tcheca da Copa do Mundo foi disputada por 318 atletas de 28 países do mundo. Agora, Nivalter segue para a Polônia onde participará neste próximo fim de semana da 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade. A terceira etapa acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho, em Szeged, na Hungria.

Todos os resultados podem ser conferidos no link:
http://sportis.cz/csv.php?id=971&co=vysledky