Evento internacional de Canoagem Oceânica agitará Ilhabela e definirá os campeões de 2017


Última etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica, válido também como o 1º Sul-americano da modalidade, definirá os campeões 2017.

Ilhabela, litoral norte de São Paulo, é cenário tradicional da Canoagem Oceânica nacional. Sempre incentivando eventos esportivos, ha 9 anos a cidade sedia etapas oficiais de campeonatos da modalidade e dessa vez não foi diferente. A novidade é que será o primeiro evento internacional da modalidade em terras tupiniquins.

O Sul-americano vem com a proposta de iniciar o movimento de disseminar e fortalecer ainda mais a Canoagem Oceânica (Ocean Racing – Surfski) nos países da América do Sul. A modalidade, que já é bastante difundida no Brasil, encontra também praticantes no Uruguai, Argentina e Venezuela. A proposta é espalhar para outros polos que já executam a Canoagem Oceânica por lazer como Chile, Peru, Colômbia e até Rapa Nui (Ilha chilena), para definitivamente colocar a América do Sul no cenário mundial da modalidade.

Pioneiro na modalidade, o Brasil recebeu o aval da CoSurCa para a realização do Sul-americano e por isso, a modalidade realiza o evento em conjunto com a etapa final e encerramento do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica 2017, que já teve duas etapas anteriores em abril o KOPA e em junho, Mambucaba.

No sábado acontecem as provas individuais com largada às 13h, e cerca de 90 canoístas partem para a disputa do título sul-americano e brasileiro, rumando ao norte da ilha para executar 22km de percurso. A estimativa, pelo horário da largada e por Ilhabela ser uma raia famosa por ventos, é que os atletas encontrem um cenário favorável com ondulações formadas pelo vento no canal, facilitando assim o downwind – que é o aproveitamento das ondas de vento e correntes.

No domingo a disputa será para as duplas. Com largada prevista para 09h da manhã, a briga pelo título sul-americano e brasileiro será para as aproximadamente 30 duplas inscritas que disputarão dos 22km de percurso. A novidade nos duplos é a categoria feminina que já conta com embarcação inscrita para essa etapa.

“Esse evento vai dar um gostinho a mais para os atletas que estão indo para o mundial da modalidade, que acontece em novembro em Hong Kong. Além disso, por estarmos sendo pioneiros e realizando um campeonato internacional em casa, esperamos que bases de Canoagem Oceânica fomentem mais ainda o esporte incentivando a participação de atletas juniores, já que esses são isentos de taxas”, comenta o supervisor da modalidade Jefferson Sestaro.

Aproveitando a grande quantidade de atletas, brasileiros e estrangeiros que estarão no evento, marcas como Epic Kayaks, Jantex Paddles e Nelo Kayaks estarão presentes com tendas para expor seus produtos e também com testes de equipamentos. Aos atletas que necessitarem de uma base de apoio para guardar equipamentos, a PROA Guardaria está a 500m do local de prova tanto pelo mar, quanto por terra. A PROA fica na Av. São João, nº 512 – Ilhabela e telefones (12) 3896 1803 e (12) 98267 4472.

Serviço

Campeonato Sul-americano e 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica (Surfski)
Praia do Perequê, Ilhabela/SP – em frente ao hotel Pelicano

30 de setembro (sábado – somente individual)
10h30 – Abertura entrega de numerais;
12h15 – Encerramento entrega de numerais;
12h30 – Briefing;
13h00 – Largada Individual;
19h30 – Premiação do Sul-americano e do Circuito 2017 (em breve confirmação do local, possivelmente será na praia);
20h00 – Festa com banda ao vivo.

01 de outubro (domingo – somente duplas)
07h30 – Abertura entrega de numerais;
08h30 – Encerramento entrega de numerais;
08h45 – Briefing;
09h00 – Largada Duplos;
12h00 – Premiação.

Clique aqui para visitar o site do evento.