Modalidades não olímpicas fecharam ano de ouro para a Canoagem


As modalidades trouxeram grandes feitos em campeonatos nacionais e internacionais

Além dos resultados das modalidades de Rafting, Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom e Paracanoagem, as modalidades não olímpicas da Canoagem garantiram grandes feitos durante a temporada de 2014. Os atletas asseguraram classificações em competições nacionais e internacionais, bem como estrearam novos locais de competições. Toda esta evolução visa também melhores resultados em eventos mundiais ao longo do ano de 2015 e 2016. Confira abaixo os principais resultados de cada modalidade no ano de 2014:

unnamed

Retrospectiva Oceânica 2014

O ano de 2014 na Canoagem Oceânica começou o calendário anual no mês de fevereiro em Ilhabela. A primeira prova do ano obteve um número de 90 participantes. A modalidade obteve também grandes conquistas como a inclusão nos Jogos Bolivarianos de Praia 2014 e dos Jogos Sul-americanos de Praia 2015, ambos a serem realizados no Peru, em Huanchaco e Pimentel, respectivamente. Outra novidade ao longo do ano de 2014 foi a realização da 2ª etapa em local inédito, o Lago Paranoá, em Brasília, Distrito Federal. Foi a primeira vez que uma prova de oceânica foi realizada em um lago. No mês de agosto a Canoagem Oceânica passou por mudanças e o comitê, antes dirigido por Manuel Gil Rey Rojo, foi assumido por Jefferson Sestaro. A modalidade de Va’a no entanto continua com Manuel Gil no comando. O calendário terminou com o Brasileiro no mar de Vitória (ES), a prova foi bastante exigente e fechou com chave de ouro um ano produtivo para a modalidade.

Retrospectiva Canoagem Onda 2014

O início do ano para a Canoagem Onda foi de integração, com a realização do 1º Onda BGF Praia Acessível. O evento permitiu que pessoas com deficiência aproveitassem da experiência no mar, para muitos pela primeira vez. Outro evento como este ainda seria realizado este ano no mês de novembro e superando ainda mais as previsões de participação. Ainda no começo do ano o Shark Paddle Surf é reconhecido como a primeira categoria genuinamente brasileira na Canoagem Onda. A Canoagem Onda foi representada também em eventos internacionais, sendo o caso de Gilberto Filgueira, o Giba, na Copa Internacional de Waveski em Portugal. Giba também conquistou uma bela 5º colocação na Copa do Mundo de Waveski. O ano seguiu com boas apresentações em campeonatos brasileiros dos atletas da modalidade. As praias de Santa Catarina foram destaque este ano, sendo a Praia do Rosa uma das etapas do Brasileiro; e Imbituba foi cenário do Sul-americano de Canoagem Onda, último campeonato do ano.

Retrospectiva Canoagem Tradicional 2014

A Canoagem Tradicional teve mais destaque neste ano com a participação efetiva dos atletas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem na cidade de Curitiba (PR) em outubro. A modalidade também participou dos Jogos Indígenas 2014 e promete ainda melhores feitos em 2015. Evaldo Malato, supervisor da modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem, comentou sobre as novidades na modalidade para o ano de 2015. “Estamos buscando incluir a modalidade da Canoagem Tradicional nas escolas ribeirinhas. Será uma forma de revelar novos talentos, visto que a Canoagem Tradicional já é algo utilizado por quase todos na região há centenas de anos e assim possui um grande potencial esportivo a ser descoberto” declarou Evaldo.

Retrospectiva Caiaque Polo 2014

O Caiaque Polo teve ao longo deste ano boas participações nos Campeonatos Brasileiros bem como uma participação no Campeonato Mundial, realizado no mês de setembro na França. A seleção brasileira composta por Leonardo Colomera, Guilherme Rabelo de Paula, Caio de Oliveira Rosa, Iago Gentil Carani, Caio Moreno Pereira Romano, Mauro Rodrigues Palacios, Diniz Mbure e Thiago Rodrigues Arraiol, conquistou ainda mais experiência internacional com o Mundial da Normandia. “O evento nos tornou ainda mais unidos depois desta competição, foi sem dúvida uma experiência única.” destacou Colomera que foi um dos representantes no evento.

Segundo o supervisor do Caiaque Polo, as perspectivas do ano que entra são de ainda mais conquistas para a modalidade. “Esperamos que o próximo ano será possível manter o nosso desenvolvimento da modalidade, com um crescente no número de praticantes. Será um ano para progredirmos o Caiaque Polo e conquistar ainda mais visibilidade”.

“O aumento de praticantes e público só vem a complementar todo o trabalho que estamos buscando fazer para estimular a prática do Caiaque Polo no Brasil. 2015 promete grandes surpresas para a modalidade e estamos ansiosos por mais esta etapa”, complementou.

Retrospectiva Canoagem Freestyle 2014

O Freestyle teve poucas participações, porém sempre significativas. Os dois eventos disputados este ano foram ambos de nível internacional e contou com a presença do principal atleta da modalidade, João Oliveira. O atleta carregou a bandeira brasileira primeiramente no Pan-americano no mês de setembro em Brison City, no estado da Carolina do Norte (EUA). O segundo evento do qual João Oliveira participou representando o Brasil foi o Campeonato Sul-americano de Freestyle na Argentina. O brasileiro conseguiu uma excelente 5º colocação no campeonato. A participação de atletas sul-americanos em eventos internacionais tem crescido nos últimos anos, em 2015 a participação promete ser ainda mais efetiva em busca de mais títulos para o país.

Retrospectiva Canoagem Descida 2014

O ano de 2014 começou a todo vapor para a Canoagem Descida. Após a primeira etapa da Copa Brasil ocorrida em Aquidauna (MS) no mês de maio foi a vez dos atletas do Brasil irem buscar mais títulos no Campeonato Mundial de Canoagem Descida em terras italianas. Os atletas garantiram classificações nas categorias clássica individual, máster, canoagem velocidade, destaque para a 8ª colocação de Adilson Pommerening na categoria Master K1 B.

No decorrer do ano foram sendo realizadas as outras quatro etapas restantes da Copa Brasil, tendo sido realizadas em Governador Valadares (MG), Itaocara (RJ), Santo Antonio de Pádua (RJ) e Domingos Martins (ES).

Para Miguel Mulin, supervisor do Comitê de Canoagem Descida na Confederação Brasileira de Canoagem, a última etapa foi de grandes surpresas e fechou o ano com ótimos desempenhos. “A competição foi tão acirrada que não poderíamos prever os resultados que aconteceram. Foram grandes competições e os campeões da temporada 2014 mudaram bastante após esta última etapa.”

Retrospectiva Canoagem Maratona 2014

O ano começou com grandes feitos em 2014 para a Canoagem Maratona. O mês de abril foi um mês de conquistas e tudo brilhou a favor do time brasileiro no Campeonato Sul-Americano realizado em Montevideo, no Uruguai. Ao final do campeonato foram um total de 15 medalhas em diversas categorias e juntamente com a equipe de Paracanoagem.

Nos meses de maio e julho ainda foram realizadas etapas do campeonato brasileiro que agitaram as cidades de Redenção da Serra (SP) e Aruanã (GO) respectivamente.

Fechando a temporada de competições, em setembro, Fabionei Rauber carregou a bandeira do Brasil até o Mundial de Canoagem Maratona. O atleta conquistou a 12º colocação no C1 Masculino Sênior.

MEIO OCEANICA

 Retrospectiva Va’a 2014

A modalidade de Va’a teve como grande destaque do ano a realização do Campeonato Mundial de Va’a Velocidade na cidade do Rio de Janeiro. O evento que contou com diversos países teve o domínio do Taiti, local berço da canoagem Va´a. O Brasil porém ainda trouxe resultados significativos e conquistou 20 medalhas no campeonato, o que rendeu a 4ª colocação geral da competição.

Ainda ocorreram dois campeonatos brasileiros que se localizaram ambos no litoral de São Paulo. Os eventos contaram com a presença de 6 estados de todo Brasil nas disputas e tiveram bom número de participantes.

O ano se encerrou com a etapa final do Circuito Va’a Brasil, tendo a primeira etapa sido realizada como primeira prova do ano. O principal objetivo que o Va’a tem buscado é uma melhora de desempenho e resultados para preparação dos Jogos Rio 2016; bem como para o Campeonato Mundial de Va´a que acontecerá em Sunshine Coast, na Austrália, no mesmo ano.

Fonte: CBCa