Aloha Spirit anuncia mudanças na Va’a para atender categorias da CBVA’A

O formato proposto pela CBVA’A será adotado pelo Aloha Spirit, independente de realizar uma etapa de brasileiro ou não.

Buscando alinhar o Aloha Spirit com as escolhas da CBVA’A, consequentemente preparando equipes para experiências internacionais e colaborar com o crescimento da modalidade, no último dia 25, em reunião com representante da CBVA’A – Confederação Brasileira de Va’a – Sergio Prieto, ficou definido junto à organização do Aloha Spirit que tanto no Brasileiro como no Aloha Spirit, as seguintes regras passarão a vigorar:

Duas categorias para as OC6

  1. Equipes formadas por atletas de diferentes clubes;
  2. Equipes formadas exclusivamente por atletas de um clube.

O formato das provas e definição dos campeões irão funcionar da seguinte maneira: haverá uma premiação “overall” que premiará do 1º ao 3º lugar, entre todas as canoas que estiverem disputando a prova, independente de formadas ou não por atletas do mesmo clube, e haverá outra premiação exclusiva para as equipes formadas por atletas do mesmo clube.

Todas as categorias com exceção da Estreante e Junior, terão esta divisão e serão chamadas da seguinte maneira:

Nomenclaturas

  • OC6 Masculino Open e Masculino Open Clube / Masculino Máster e Masculino Máster Clube / Masculino Super Máster e Masculino Super Máster Clube / Estreante / Júnior
  • OC6 Feminino Open e Feminino Open Clube / Feminino Máster e Feminino Máster Clube / Feminino Super Máster e Feminino Super Máster Clube / Estreante

Premiação

Uma equipe formada por atletas do mesmo clube, que chegue em segundo lugar entre todas as equipes, subirá ao pódio e receberá a premiação de 2ª colocada no geral, mas voltará ao pódio também para receber a premiação de 1ª colocada na categoria “clube”.

Não existirá título mais importante que o outro para efeito de premiação e também para o Aloha Spirit, afinal estamos certos que serão todas grandes equipes, treinadas, dedicadas, mas com objetivos diferentes. Um de remar entre amigos de diferentes praças e a outra entre atletas do mesmo clube, valorizando assim esta base de treinamento como acontece em tatos outros esportes no mundo.

Ranking Aloha Spirit e CBVA’A

Para efeito de pontuação no ranking do circuito Aloha Spirit 2017, que passou a utilizar a nomenclatura “Elite” em Ilhabela, pois assim havia sido acordado em 1ª reunião com a CBVAA, o Aloha Spirit terá quer fazer a migração para a nova nomenclatura, ou seja, o ranking terá as categorias, a extinção da Elite e a migração dos pontos de acordo com esta mudança. Como se trata de uma mudança inesperada, poderemos analisar após Cabo Frio, qualquer recurso ou pedido de pontuação no ranking A ou B, dede que de acordo com as exigências.

Todas as demais categorias que não precisam se preocupar com o Ranking Aloha Spirit, afinal já que a “elite” foi usada apenas para a Masculina Open.

O formato proposto pela CBVAA e explicado acima será adotado por nós, independente de realizarmos um brasileiro ou não. Entendemos que desta maneira será mais justo com as equipes que presam equipes formadas pelo clube e que os representam, mas sem inibir equipes que desejam se fortalecer e disputar provas internacionais.

Sobre como funcionará o ranking da CBVAA para o Brasileiro, aconselhamos os atletas que se informem junto à entidade.

Pesagem de canoas OC6

O Aloha Spirit já vinha pensando em pesar as canoas, mas após a CBVAA colocar isso como regra do campeonato nacional, decidimos adotar o mesmo mecanismo.

As canoas deverão ser pesadas entre as 14 e 18 horas da sexta-feira e sábado das 7 às 9 horas. A pesagem será realizada por oficiais da CBVAA e Diretor técnico da modalidade no Aloha Spirit.

Programe-se, pois não pesar a canoa poderá desclassificar a equipe.

Categoria V1

Após a realização da etapa Ilhabela, onde atletas da V1 ParaVa’a e atletas do sexo feminino, participaram de maneira consistente, decidimos arriscar e já separa-los da única categoria que existia, que era V1 masculino. Breve já divulgaremos o ranking para estas duas novas categorias, a tempo de irem para Cabo Frio já com estratégia montada para terminar o circuito 2017 na melhor posição possível.

Atendendo a pedidos, em 2017 estaremos de olho na adesão de atletas Máster e Super Máster na canoa OC2. A participação durante o circuito é que irá determinar a entrada da faixa etária ou não em 2018.

Todas as categorias da Va’a do Aloha

  • V1 Masculino Open / Masculino Parava’a – Categoria com medalha de 1º a 3º
  • V1 Feminino Open – Categoria com medalha de 1º a 3º
  • OC1 Masculino / Masculino Máster / Masculino Super Máster – Categorias com medalha do 1º ao 3º
  • OC1 Feminino / Feminino Máster / Feminino Super Máster – Categorias com medalha do 1º ao 3º
  • OC2 Masculino, Feminino e Mista – Categoria com medalha de 1º a 3º
  • OC6 Masculino Open e Open Clube / Máster e Máster Clube / Super Máster e Super Máster Clube / Estreante / Júnior – Categoria com medalha de 1º a 3º
  • OC6 Feminino Open e Open Clube / Máster e Máster Clube / Super Máster e Super Máster Clube / Estreante – Categoria com medalha de 1º a 3º

A segunda etapa do Aloha Spirit acontecerá em Cabo Frio, Rio de Janeiro, na Praia do Forte.