Novo bicampeão paulista master de surfski, santista Celso Filetti fatura novas e importantes vitórias


Novo bicampeão paulista master de surfski, o santista Celso Filetti comemorou novas conquistas na modalidade e também na canoa havaiana, disputa que também mantém a hegemonia entre os masters, sendo hexacampeão paulista, brasileiro e sul-americano. Em duas provas de ponta, num intervalo de uma semana, a Va’a Cup , na Represa Guarapiranga, e a segunda etapa Aloha Spirit, em Cabo Frio/RJ, foram quatro vitórias – duas no surfski e duas na canoa havaiana individual – e dois segundos lugares na OC6.

Mais do que as vitórias, Celso comemorou as ótimas performances, remando junto a grandes nomes da canoagem, alguns com vivência olímpica, atletas bem mais novos, muitos com menos da metade de sua idade. No surfski, por exemplo, ele reinou na master e foi o terceiro geral nas duas competições. “O velhinho aqui ainda está dando trabalho”, brincou o atleta de 48 anos.

Na Va’a Cup, o atleta santista remou e venceu as duas provas, tendo apenas uma hora de descanso de uma para outra. “No surfski remei a 11,7 km/hora. Logo depois veio a OC1 e também cheguei em terceiro lugar no geral, com mais de 30 remadores, sendo o primeiro da master. Fiquei feliz com duas vitórias e remando forte”, contou o competidor, que no domingo ainda ajudou a equipe TriboQPira com o segundo lugar atrás da atualmente imbatível Samu.

ALOHA SPIRIT – Já em Cabo Frio, o médico veterinário repetiu o bom desempenho e ficou contente com o crescimento do surfski, modalidade a qual é um dos pioneiros no País. “É uma prova importantíssima para mim, para todos e fico feliz em continuar com essas boas atuações. Um evento que vem crescendo e apresenta grande estrutura e excelente nível técnico”, falou o atleta, que na etapa inicial, em Ilhabela, também foi grande destaque com vitórias na master e um segundo lugar geral na canoa havaiana.

Ele também elogiou a participação do remador paralímpico Fernando Fernandes, modelo, ex-BBB, que ficou paraplégico após acidente de carro e começou a remar em sua recuperação, sendo hoje campeão mundial e bi sul-americano. “Um atleta que tive o prazer de conhecer e remar ao seu lado. Um grande talento”, elogiou.

“Parabéns ao Fernando, mostrou força, vontade e superação”, destacou Filetti, que ficou sensibilizado com a vontade de Fernando e espera ajudá-lo. “Vou tentar bolar um adaptador para ele movimentar o leme com o remo, durante a remada, pois ele deixa o – leme travado, tornando ainda mais difícil o desempenho”, revelou o santista. “Gosto desses desafios. Uns me chamam de Dr. Canoa ou Celso Magaiver”, brincou o atleta.

Vale destacar que em maio Celso Filetti garantiu o bicampeonato do Paulista de Canoagem Oceânica na modalidade surfski. Na temporada, foram três disputas, com um segundo lugar, em Ilhabela, e duas vitórias, em Caraguatatuba e em Praia Grande. “Eu me dedico bastante e tenho prazer em remar”, destacou.

Foto espetacular da Green Pixel
Texto de Fabio Maradei