Paralímpico ou Paraolímpico, qual termo é o correto?


O Termo é Paralímpico ou Paraolímpico e qual a forma correta de referir-se ao deficiente?

Por Leonardo Maiola
Paracanoagem

Paracanoagem na Raia da USP

Com a chegada dos jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, muitos são os questionamentos. O que é o certo, paraolímpico ou paralímpico?

Bom, primeiramente os jogos Paralímpicos, ao contrário do que muitos pensam, a preposição “para” deriva do grego “ao lado”. Assim, desde 1960, existe esta nomenclatura – ao lado dos jogos olímpicos – uma vez que os Jogos Paralímpicos ocorrem semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos. Passados os anos, mais precisamente no final de 2011, o Comitê alterou o nome para Paralímpico se alinhar mundialmente aos demais países, especialmente ao Comitê Paralímpico Internacional (International Paralympic Committee). Junto a isto o CPB deu o prazo de 1 ano e meio para que as associações a elas filiadas e que tivessem o termo paraolímpico em seu nome ou estrutura, refizessem e as modificassem para Paralímpico.

Porém, a ex presidente Dilma Rousseff, vetou a utilização da palavra Paralímpico em documentos oficiais, permanecendo o termo paraolímpico, sendo que o termo Paralímpico fica restrito para uso de nomes próprios, como o do próprio Comitê Paralímpico Brasileiro.

Assim, sempre utilizo a palavra paralímpico, seja referido ao Comitê ou ainda as modalidades e demais situações envolvendo o paradesporto, porém quando trata-se de documentos oficiais ao governo federal utilizamos a palavra Paraolímpico. Resumindo, nenhuma está errada, porém devemos nos atentar ao local e a quem iremos responder.

Como referir-se ao deficiente

Outra dúvida comum que constantemente as pessoas me questionam é: como pode referir-se ao deficiente. Está certo utilizar portador de deficiência, ou de necessidades especiais?

Paracanoagem

Seleção da Paracanoagem

Sendo bem direto e sucinto, a palavra portadora refere-se a você portar algo que pode se desfazer quando quiser, assim você porta um documento, carteira ou objeto. A deficiência é algo que na maioria dos casos não tem a cura a ponto de não tê-la mais (existem muitos estudos que buscam isto, porém ainda não é algo fidedigno). Outra forma que costumamos escutar ou ler é a utilização de necessidades especiais, este é mais empregado e diria que está mais correto, porém para se referir a pessoa com deficiência é só utilizar o termo “pessoa com deficiência”, estes podem apresentar ou não necessidades especiais (a maioria necessitam). Por mais que pareça pejorativo, o termo pessoa com deficiência não é, pois isto remete a pessoa ter algum déficit, alguma falta. Desta forma utilizam os termos pessoa com deficiência, que pode ser física, auditiva, visual e intelectual (não mais mental, como antigamente).

Este assunto pode ir mais longe, desde histórico de como as pessoas tratavam com e para o deficiente, e também discutirmos as outras deficiências que não citei anteriormente. Mas em suma é isto.

Espero ter contribuído nestas dúvidas e me coloco a disposição para qualquer outra questão.

Leonardo Maiola é Supervisor do Comitê de Paracanoagem na Confederação Brasileira de Canoagem