Profissionais participam do Curso de Técnicos em Paracanoagem


Iniciativa da CBCa teve apoio da Unicamp, UFU e Academia Paralímpica Brasileira

Curso de Técnicos em Paracanoagem

Curso de Técnicos em Paracanoagem

Entre os dias 20 e 23 de julho, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) realizou o Curso de Técnicos em Paracanoagem, com apoio da Academia Paralímpica Brasileira – CPB, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que sediou o evento.

Com o objetivo de capacitar e formar treinadores para a modalidade, a iniciativa contemplou profissionais das áreas de Educação Física, com experiência em Canoagem e/ou Paradesporto. De acordo com Leonardo Maiola, supervisor da Paracanoagem na CBCa, o curso buscou fortalecer a base do crescimento da modalidade no país.

“Apesar de representarmos um esporte relativamente novo, já somos destaque em competições internacionais e isso nos leva a preparar profissionais que estejam dispostos a contribuir para o desenvolvimento da Paracanoagem no Brasil. Essa preocupação é o reflexo da busca constante em profissionalizar ainda mais o nosso trabalho e, claro, garantir cada vez mais bons resultados”, explicou.

Foram oferecidos cursos para Nível I, onde o aluno precisa ser estudante ou profissional de Educação Física e/ou ter experiência em Paradesporto ou Canoagem. Para o Nível II, era preciso ter formação em Educação Física e comprovada experiência em Canoagem ou Paracanoagem, além daqueles profissionais que realizaram o nível 1 ou Nível 2 do Curso de Técnicos organizados pela CBCa.

Participaram do curso 26 pessoas que demonstraram a necessidade da iniciativa, conforme contou o preparador físico da Equipe Permanente de Paracanoagem, que ministrou uma das atividades. “Foi uma experiência muito boa, com participantes de aproximadamente 15 estados brasileiros. Nós estamos presentes no fomento ao esporte, na prática em busca de resultados, na pedagogia e agora na formação de profissionais”, comentou.

A aproximação entre a pesquisa e a prática esportiva é uma parceria que é garantia de bons resultados na avaliação do professor José Júlio Gavião de Almeida, da Faculdade de Educação Física da Unicamp. “Temos que dar todo o mérito à equipe da Paracanoagem, devido à aproximação. Acreditamos na formação de recursos humanos e em uma profissionalização mais segura do trabalho que desenvolve. Admiro a coragem, consciência e competência da CBCa nessa empreitada e avalio como um aspecto muito positivo. O esporte paralímpico nasceu de forma singular, resultado de uma aplicação técnica do ponto de vista prático e do acadêmico e os bons resultados estão aí para todo mundo ver”, exaltou o professor Gavião.

As aulas ministradas contaram com integrantes das equipes técnica e assistencial da CBCa, que se dispuseram a participar das atividades e levaram o conhecimento do dia a dia para os interessados. “Foi gratificante ver o empenho dos participantes. Formamos profissionais com uma boa base, agora, resta a eles levarem este conhecimento adquirido para os núcleos onde atuam e disseminar ainda mais esse trabalho”, encerrou Thiago Pupo, técnico da Seleção Brasileira de Paracanoagem.