Programa Transforma apresenta a Canoagem para crianças de Manaus


Realizado desde 2014 o Programa visa atender mais 15.000 crianças em diversas cidades do país

Programa Transforma apresenta a Canoagem para crianças de ManausA Canoagem é um esporte em constante crescimento e, por mais que esse crescimento seja evidente, o esporte ainda sofre com falta de conhecimento da população em geral. Há quem acredite que é um esporte de difícil acesso, devido à necessidade de utilizar equipamentos específicos como embarcação, remos, e equipamentos de segurança. Mas aos poucos os praticantes, federações estaduais e a própria CBCa estão conseguindo reverter este pensamento.

O Programa Transforma, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro juntamente com o Governo do Estado do Amazonas e a Federação Amazonense de Canoagem é um ótimo exemplo desse esforço. Desde 2014, o Programa Transforma visa apresentar modalidades olímpicas e paraolímpicas para crianças entre 04 e 16 anos das escolas estaduais de Manaus, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O Programa consiste na realização de 10 eventos: dois Grandes Festivais e mais oito Mini Festivais. O 1º Mini Festival Esportivo Transforma realizado em Manaus aconteceu no dia 19 de dezembro do ano passado, no residencial Viver Melhor, zona norte da cidade e teve a participação de 220 crianças. No final de fevereiro deste ano, dia 20/02, o 2º Mini Festival do projeto aconteceu no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Cidade Nova, também na zona norte de Manaus e atendeu 800 crianças. Já no dia 11 do mês passado o 3º Festival Esportivo Transforma que ocorreu no Centro de Convivência do Idoso, na região de Aparecida, atendeu 960 crianças.

Marcelo da Luz, presidente da Federação Amazonense de Canoagem comenta “A canoagem participa com uma oficina de caiaques escola olímpicos de velocidade K1 e apresentamos a modalidade para as crianças. Muitas se identificam o esporte devido à proximidade com o a água”. A estreia da Paracanoagem nas Paraolimpíadas também é abordada no Programa “Para crianças especiais a canoagem representa um desafio, pois foge completamente do cotidiano no qual elas só têm atividades motoras em salas de aula ou quadras. Quando as crianças assistirem as provas olímpicas de canoagem e verem os canoístas e paracanoístas brasileiros subindo ao pódio a identificação com o esporte vai ser muito maior, pois elas já estiveram dentro de um caiaque remando” conclui Marcelo.

Programa Transforma apresenta a Canoagem para crianças de ManausO Transforma tem como foco, levar as modalidades olímpicas e paralímpicas para as escolas da Rede Pública e particular, e com os Festivais Esportivos, a experimentação dessas modalidades para as comunidades das diversas zonas da cidade de Manaus. Além de trabalhar a forma como os ideais esportivos como trabalho em equipe, valorização do esforço e o respeito às diferenças podem influenciar as atitudes dos jovens dentro e fora da escola. O coordenador do projeto Wendell do Nascimento Marques enfatiza “O primeiro motivo do projeto é o legado olímpico, a apresentação de modalidades olímpicas e paraolímpicas para a população, depois a chance de encontrar novos talentos para as modalidades esportivas. O mais importante, porém, é a função do esporte como ferramenta de inclusão social”. Segundo Wendell a expectativa é que o Programa atenda pelo menos 15.000 crianças da rede pública e privada até o seu encerramento, programado para 2016.

O próximo evento acontecerá no dia 29/04 no CETI (Centro de Educação de Tempo Integral) Elissa Bessa, na Zona Leste de Manaus. A expectativa é que 1.000 crianças participem do evento mas Wendell não quer parar neste número: “O foco principal são as crianças, mas os Festivais são abertos à comunidade, quem quiser participar é bem-vindo, independentemente da idade”.