Ricardo Padovan conclui expedição de Paraty a Santos de Surfski Solo


Emocionado Ricardo concluiu a travessia em 4 dias e meio, e revelou o motivo para remar de Paraty a Santos sozinho

Ricardo jamais desistiu nos grandes momentos de dificuldade que já teve, e essa travessia não foi apenas mais um grande desafio, mas também o pagamento de uma promessa que Ricardo fez pela saúde no nascimento do seu filho Arthur, no dia 18 de fevereiro de 2015.

11838808_10203058486823066_3050357082386376781_o

Veja como Ricardo relatou o decorrer dessa expedição em que esteve sozinho, sem apoio por mar ou terra.

1º dia – Paraty a Trindade, foi a remada em condição de risco mais bruta da minha vida, venci a temida Ponta da Joatinga e entendi porque devemos sempre respeitar o mar, remei pouco mais de 60km sem comer e beber nada, com o V7 muito pesado, fui muito bem recebido na Pousada do Pelé, fiquei fragilizado ao ponto de não atender o celular pois eu só chorava porque eu não podia fraquejar, mas eu não me via em qualquer condições se seguir em frente, somente as 02:00am fui consegui me alimentar!!! Nesse momento resolvi ler o cada mensagem de carinho escrita, lembrei muito do sorriso do meu pequeno e o motivo de estar ali!!!

2º dia – Trindade a Toninhas, ao dar as primeiras remadas eu estava ainda com tremores, mas o mar tem suas energias, fui suplementando e me alimentando e ganhando forças, fazendo escolhas inteligentes de rota, e remei até Toninhas, sai muito mais forte da água neste dia do que comparado a hora que entrei, foram mais de 40km em pouco mais de 1/2 período de remada, e muito bem recebido pelo Marcos do Quiosque Karumbé e logo mais pela Val na Pousada Villa da Fonte Praia!!!

3º dia – Toninhas a Ilha Bela, foi fantástica essa remada, decisão arriscada porém acertei na loteria ao resolver não costear e vir mar adentro, economizei mais 2 horas de remada e fiz uma única linha reta, recuperei parte dos km que havia deixado de percorrer como previsto nos dias anteriores, acolhido pelo Dennis, o jeito era descansar e focar na dificuldade da logística do 4º dia, nada se encaixava em capacidade de deslocamento, necessidade de parada, e como ficar bem para o 5º dia!!!

11838903_10203058426781565_8252678362832727944_o4º dia – Ilha Bela a Bertioga, foi a decisão mais difícil, arriscar tudo em percorrer de 80 a 90km em um único dia, sabendo que a janela climática favorável iria começar a fechar, e foi mesmo.

Acordei com alergia, temendo muito que piorasse, e novamente por minutos entrei em desespero, mas passei a madrugada de sunga boa parte do tempo sentado e aos poucos as placas vermelhas na pele foram cedendo.

Logo cedo fui para água, 7:30 iniciava a remada mais exaustiva da minha vida, foram mais de 80km em mais de 14:00hs de remada sem parar, o mar esteve a favor, contra, o vento q soprava noroeste, virou sul, leste, sudeste, a neblina me deixou por muitas horas sem um ponto de referência, para transpor a Barra do Sahi foi complicado demais, e essa costeira não tinha mais fim, o sol se foi e ainda tinham 28km a seguir sob a luz da lua.

Mesmo tomando onda na lateral do V7, sem vê-las, não me daria por vencido, completando 14:30hs a travessia do 4º dia. E sem palavras em ser Recebido pelo Sydnei da Brasilians Creations, e a Pousada do Pedrinho.

5º dia – Bertioga a Santos, resolvi fazer esta travessia pelo rio também pelo fato de um amigo remador que conheci hoje “Souza”, ele disse que queria fazer o trecho final da viagem comigo, assim como o Miguel Franco ilustre remador das antigas!!!

Obrigado Gilmar Domingos e Celso Filetti pela recepção!!!

Não vou cometer o erros de querer citar todo mundo que ajudou pois cometerei injustiça pois não tem como lembrar de todos agora. “Filho, o papai está chegando, hoje você volta a tomar banho com o papai, por você eu faço tudo!!!
Obrigado a família que aguentou firme, mãe pode a voltar falar comigo!”

Confesso que saio muito mais forte desta viagem, aprendi muito, pensei muito, chorei muito, mas agradeci muito também!!!
Pedro Almeida não esqueci de você, me ajudando em Paraty e na chegada, sem palavras!!!
Recebam minhas eternas gratidões, minha admiração por cada lugar que passei, e por muitos que conheci!!!

Levo comigo que: “São nas batalhas mais difíceis que conquistamos as maiores vitórias!!!”

Fiquem com Deus, e sejam felizes!!!!

– Ricardo Padovan Expedição Paraty-Santos Solo em Surfski 2015

E para finalizar, Ricardo já sem palavras, agradece aos amigos que tem e que fez nesta viagem, pois parte da sua energia veio deles.

Galeria de Imagens da Travessia

Apoiadores

BRNFOODS Suplementos
EPICKAYAKSBRASIL
ANIELLE D’ANGELO Nutricionista
DR. FERNANDO TEOCHI Médico Esp
CTE7 Academia
POUSADA DO PELÉ
POUSADA VILA DA FONTE PRAIA
CLUBE DO REMO DE ILHA BELA
POUSADA DO PEDRINHO
BRASILIANS CREATIONS Pranchas
SESTARO CANOAGEM Site
GILMAR Almanaque Esportivo