Samu He’e Nalu bate recorde da Volta de Ilhabela


A equipe foi a campeã da prova de canoa havaiana OC6 disputada no último sábado (01/12)

Após as fortes da chuva da semana, o sábado (01/12) amanheceu com tempo encoberto e o mar flat em quase todo o percurso da Volta de Ilhabela. Condições ideais para a equipe formada por atletas da campeã brasileira Samu e da He’e Nalu completarem os 90 km da prova em 6h52min, com direito a queba de recorde na conquista da Coroa.

O melhor tempo pertencia à Base Alpha, que foi campeã em 2017 com o tempo de 7h33min. Neste ano, a equipe local chegou na segunda colocação e bateu o próprio recorde, completando os 90 km em 7h04min.

“Sou da He’e Nalu, de Cabo Frio-RJ, e participei pela primeira vez. É uma prova dura e com diferentes condições, como ondulação e correnteza a favor e contra. O mais desafiador foi o último trecho, faltava um quilômetro, mas parecia que não chegava nunca”, avalia Max Coutinho.

A terceira colocada foi a equipe 2 da Base Alpha, que também disputou a categoria Open. O bom resultado das duas equipes treinadas por Paulo dos Reis foi comemorado pelo coach de canoagem.

“Essa é uma prova longa e difícil. Largamos na frente, mas no começo erramos um pouco a estratégia. Andamos próximos à Samu, mas depois do Bonete erramos mais uma vez, eles abriram e estão de parabéns pelo trabalho que fizeram”, afirma Paulão. “Toda a nossa equipe está de parabéns e estamos felizes por termos participado mais uma vez desse evento”.

Outras duas categorias foram disputadas: Master e Mista e em ambas os times campeões foram os anfitriões do Paddle Club Ilhabela. A Master contou com uma participação especial: Marcos Möller, o idealizador e organizador da prova.

“A equipe estava com um astral incrível e a prova foi espetacular. A segunda metade é superação total, mas fizemos uma estratégia muito boa, seguimos um traçado excelente e deu tudo certo”, comenta Marcos. Ele conta ainda que as trocas de remadores durante os 90 km são previamente planejadas, mas tudo pode mudar ao longo do dia. “Às vezes em um trecho o mar está mais mexido e a gente espera para trocar depois. Na segunda parte, com a fadiga, também diminuímos esse intervalo”.

Durante todo o dia, quem passava pela praia de Itaquanduba era convidado a entrar na arena da prova montada no espaço de eventos da Marina Porto Ilhabela. Lá era possível conhecer o Fruchá, uma mistura de suco de frutas e chá, saborear o Açailha e as empanadas da Casa de Lis.

Além disso, era possível conhecer a coleção de roupas e acessórios da Náutica Ilhabela e da Summer House, que prepararam kits especiais para os atletas campeões.

O espaço também foi sede da Volta de Ilhabela Party, que tinha entrada livre e contou com a premiação aos campeões da prova e show com a banda Tom Cats, considerada uma das melhores da cidade. Durante todo o evento foram utilizados copos retornáveis do projeto Meu Copo Eco Litoral Norte.

“Ficamos muito satisfeitos com o feedback das equipes, tanto na parte de terra como na água com o trabalho do Alessandro Matero. O pessoal saiu muito motivado e percebeu que a Volta de Ilhabela é um evento que dá para trazer toda a família, já que enquanto o pessoal sai para remar dá para aproveitar a estrutura da arena, como a piscina da Marina, a praia e as atividades que acontecem em paralelo”, afirma Marcos.

Segundo o idealizador da prova, a condição de mar calmo foi ideal para as equipes baterem todos os recordes de tempo. “A prova é dura, mas o mar e o clima nublado ajudaram todo mundo. Outra coisa legal que eu reparei é que as pessoas da cidade acompanharam a prova de barco em alguns trechos e muita gente nas praias e casas saía para aplaudir a gente na beira da água”.

A quarta edição da Volta de Ilhabela – Conquista da Coroa já tem data marcada: 30 de novembro de 2019. Além disso, a prova do ano que vem terá novidades: categoria feminina e super máster, além de OC1 e Surfski em revezamento de três remadores.

Resultados oficiais:

OPEN:
1 – Samu He’ Nalu (6h52min22)
2 – Base Alpha VA’A (7h04min38)
3 – Base Alpha VA’A B (7h33)
4 – Guapuruvu VA’A (8h10min53)
5 – São Seba VA’A (8h21min28)

MASTER:
1 – Paddle Club Ilhabela (7h44min18)
2 – Sampa Canoe Club (7h51min25)

MISTA:
1 – Paddle Club Ilhabela (8h05min36)
2 – A Hui Hoe – (8h43min16)

Sobre a prova:

A Volta de Ilhabela – Conquista da Coroa é uma realização Marina Porto Ilhabela e Paddle Club Ilhabela, com patrocínio da Prefeitura de Ilhabela e apoio de Náutica Ilhabela, Summer House, Fruchá da Ilha, Eco Ritmo Ilhabela, Açailha, Meu Copo Eco Litoral Norte e Casa de Lis.