Atletas brasileiros participam de Seletiva Mundial para os Jogos Olímpicos da Juventude

Competição está sendo realizada em Barcelona – ESP e conta com a participação de três atletas do Brasil.

Três atletas brasileiros estão em Barcelona – ESP para participar da Seletiva Mundial para os Jogos Olímpicos da Juventude. Essa é a última fase de classificação para o evento que está em sua terceira edição dos Jogos de verão e será realizado em Buenos Aires no início de outubro de 2018.

As disputas de Canoagem nos Jogos Olímpicos da Juventude não seguem o formato das competições tradicionais de Canoagem Velocidade ou Canoagem Slalom. As provas acontecem no formato de mata-mata, na Canoagem Velocidade ao invés de uma pista em linha reta com até oito atletas disputando a prova ao mesmo tempo. Nos Jogos Olímpicos da Juventude dois atletas remarão em um percurso com uma reta de 80m e duas curvas, uma para a esquerda e outra para a direita, cada atleta inicia o percurso em uma ponta, remando em trajetos espelhados.

Já na Canoagem Slalom o trajeto também será diferenciado. Primeiramente as provas serão disputadas em águas calmas, ao invés das tradicionais corredeiras. Os atletas terão que remar em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta, além de realizar movimentos específicos da modalidade durante o trajeto.

Os brasileiros que estão brigando pela vaga nesta semana foram selecionados na Seletiva Nacional realizada em Muzambinho – MG no início do ano. Diego A. Nascimento, atleta da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI – BA), é o participante da Canoagem Velocidade no C1, o atleta já é familiarizado com o formato da competição, pois conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos da Juventude, realizados em 2017. Diego conquistou a vaga na Seletiva Mundial no C1, mas caso se classifique para os Jogos Olímpicos ele terá que participar tanto do C1 Velocidade quanto no C1 Slalom, conforme estipula o regulamento dos Jogos.

Na Canoagem Slalom João Victor W. Vieira (C1) e Maria E Schilkmann (K1), ambos do Instituto Meninos do Lago (IMEL – PR), garantiram o direito de viajar até Barcelona e brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude. Assim como Diego, os dois atletas terão que disputar as provas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom.

Jogos Olímpicos da Juventude

Os Jogos Olímpicos da Juventude é um evento que reúne aproximadamente 4 mil atletas de 206 países que disputarão 32 esportes. Cada esporte possui as suas regras específicas e parâmetros a serem seguidos. Tanto na Canoagem Velocidade quanto na Canoagem Slalom o limite de idade dos participantes é algo que destoa de outros esportes do evento. Enquanto os Jogos Olímpicos da Juventude aceitam, em geral, atletas com idades entre 15 e 18 anos, o regulamento da Canoagem no evento dita que os atletas participantes devem ter nascido entre os dias 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003.