SUCESSO! Essa foi a palavra encontrada pelos organizadores para definir a realização da 3ª Etapa da Canoagem Oceânica


A prova foi realizada na praia da Vila Residencial de Mambucaba, Paraty/RJ e contou com mais de 128 atletas inscritos de 5 estados brasileiros

Grandes disputas na água e a organização em terra, contribuíram para que a 3ª etapa do campeonato seja considerada um sucesso. A patrocinadora do evento Eletrobras Eletronuclear em parceria com a ACOAR e FECARJ, não mediram esforços para que a prova fosse cuidadosamente realizada, prezando o bem estar dos atletas bem como a dos familiares que ficaram em terra.

11418904_500962356727722_4314309683385620635_o

A Semana do Meio Ambiente é comemorada em de 5 junho, por isso a Eletrobras Eletronuclear realiza um grande evento para expor e interagir com o público focando na conscientização do meio ambiente. No sábado, para os canoístas, houve a Descida do Rio Mambucaba. Um passeio no qual os remadores visualizam as margens do rio, conscientizando sobre a limpeza do local.

Na chegada da praia da Vila Residencial, uma grande tenda da Eletrobras Eletronuclear expunha grande fauna marinha, além da interatividade com o público através de atividades como jogos, esportes e brinquedos para crianças. Todos atletas receberam kit com camiseta, boné, squeeze e alimentação no local.

Ao final do sábado, houve realização da reunião geral da modalidade Canoagem Oceânica, onde diversos assuntos foram debatidos pelos representantes do Comitê da Modalidade, além dos representantes de Federações e Equipes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

11420995_704427163020386_4525529324948472428_o

Dentre diversos assuntos tratados, foi consensual de que o formato implantado em 2015 de Circuito agradou a todos e foi considerado um grande acerto. Além disso, a reflexão em fomentar as categorias de base foram levantadas sendo um dos principais objetivos para 2016.

A maior mudança pré-aprovada foi a união de classes em que os caiaques oceânicos se unirão aos surfskis e formarão classe única, separando somente em Individuais ou Duplos. Portanto caiaques fechados competirão junto com surfskis, aumentando assim as disputas e o nível técnico.

Temas como a participação dos atletas brasileiros no Mundial de Canoagem Oceânica também foi debatido e novidades sobre a 4ª etapa também foram anunciadas pelo presidente da Federação Brasiliense, Rubens Pompeu.

No domingo ensolarado, os mais de 100 atletas que compareceram à praia de Mambucaba puderam retirar seu kit de competições que dispunha de um colete com numeral e adesivo para embarcação, para que às 10h fosse dada a largada. A categoria Turismo Junior e Turismo Paracanoagem largou 2 minutos antes da Categoria Principal porém realizaram o mesmo percurso de 20 kms.

11407121_1617018138551810_43267381349271705_n

Na categoria Turismo Junior, o grande campeão foi Luiz Eduardo de Oliveira da ACOAR e na Turismo Paracanoagem, José Agmarino de Jesus Coelho da CCSJP sagrou-se o campeão da etapa.

No Caiaque Oceânico Individual, vitória de José Antônio da Silva que manteve a 3ª vitória no ano, liderando o Ranking 2015 com quase o dobro de pontos do 2º colocado, além de ter sido o 1º Caiaque Individual Geral, foi o campeão na sua faixa etária Master A. O segundo lugar ficou para o atleta da faixa Sênior Taffarel da Costa Soares e terceiro lugar para o atleta Junior João Pedro Vieira Miguel.

Já no feminino, a vitória de Viviane Vaz dos Santos possibilitou a atleta assumir a liderança do Ranking 2015, o segundo lugar ficou com Fernanda Oliveira Santos e a terceira colocação com a estreante Lorena Jacob de Lima, do Pará.

No Surfski Individual, José Marcos Mendes Junior, o grande campeão da Prova Principal garantiu a liderança do Ranking 2015, no qual estava empatado em 1º com Luis Wagner Pecoraro, que nessa etapa, chegou em 3º lugar. Robson Pereira chegou em 2º lugar geral. No Surfski feminino, Carmen Lucia da Silva garantiu a 3ª vitória no ano, seguida por Rayssa Corrêa da Silva e a estreante no mar Estela Araújo López.

No Caiaque Oceânico Duplo Masculino, a dupla Paulo Sérgio Docek Moté e Marcelo da Silva Sabino conquistou o primeiro lugar. Edneder Fernandes Soares e Elen Fernandes garantiram a vitória no Caiaque Oceânico Duplo Misto.

O Surfski Duplo Masculino foi a categoria mais rápida da prova, a dupla Claudio Zsigmond e Fernando Ramos Barbosa completaram os 20 km em apenas 1h36m39s garantindo a fita azul da prova. No Duplo Misto Surfski, a terceira vitória no ano garantiu a Marcelo de Oliveira Lins e Angélica Evarista a permanência da dupla na liderança do Ranking 2015.

A próxima etapa do Circuito Nacional ocorrerá dia 12 de setembro, um sábado, com largada prevista para às 15h em Brasília/DF.

Os Resultados Oficiais e o Ranking 2015 podem ser vistos clicando aqui.