Treinar como os profissionais – Sean Rice


Orlando Silva do blog Surfski Portugal traduziu do original para o português, a série de entrevistas Treinar como os Profissionais

Foram 3 profissionais sul-africanos entrevistados: Sean Rice, Dawid Mocke e Michele Eray. A série das entrevistas foi dividida entre os 3 personagens para dar mais foco na opinião de cada um, e neste primeiro post é o Sean Rice que responde as perguntas de Chris Laughlin.

Quanto tempo o treino ocupa na sua rotina diária? Treina várias vezes ao dia? Todo o dia é cuidadosamente planejado e estruturado ou vai adaptando de dia para dia?

Sean: Ocupa todo o tempo livre que me resta. Antes de uma competição faço 2-3 sessões por dia. Não é fácil tentar encaixar 3 ou mais horas de treino depois de um dia na Universidade. Todos os treinos são cuidadosamente planejados com antecedência. Basicamente vou para a água ou para a academia e TREINO. Não preciso pensar – só TREINAR. Torna a minha vida mais fácil e não deixa a preguiça tomar conta de mim.

Atualmente, ou alguma vez, treinou com um treinador? Se sim, que impacto teve na sua carreira e recomendaria a outros canoístas?

Sean: Nos últimos 6 anos fui treinado por Peter Cole da ORKA TRAINING. Ter um treinador ou só alguém em quem possa confiar no dia-a-dia é o segredo para o sucesso. A não ser que seja o super-homem, treinar sozinho não tem piada! Ele tem sido muito importante nos meus resultados!

Que percentagem do seu treino é na água, no surfski ou caiaque? Que tipo de treino cardiovascular, ou outros esportes pratica?

Sean: 70% na água e 30% fora da água. Faço a maior parte dos meus treinos no surfski contra as equipes de velocidade e maratona de caiaque. Complemento os treinos de água com corrida e academia. Eu gosto de correr porque tenho tendência para ganhar peso e a corrida é a forma mais fácil para não engordar. Também tento convencer-me que surfar também ajuda o meu cardiovascular (ha ha).

Como estrutura os treinos de água durante a semana – quanto fazem de distância x velocidade? Downwind x água lisa? Técnica x séries?  

Sean: A maior parte das provas de surfski que faço são de 1:30 – 2h, por isso as sessões de treino são semelhantes ao que o pessoal da maratona faz. 2min, 4min e 2000m de séries com 1x10km em conta-relógio e uma sessão de 20-30km por semana. Eu vou 3 vezes por semana para o mar, o resto treino com a equipe de velocidade/maratona.

Quanto do seu treino é feito em grupo x remar sozinho? O que é mais vantajoso?

Sean: Tento fazer todos os treinos em grupo. Quando não tenho grupo, corro contra o meu Garmin (GPS). Tenho muita sorte por ter um grupo fantástico para treinar comigo a maior parte do tempo. Treinar com canoístas mais fortes e mais rápidos é sempre mais vantajoso que treinar sozinho.

O quão importante é o descanso para os seus objetivos? Planejam tempos de descanso durante a semana ou vão por aquilo que vão sentindo?

Sean: Eu tenho um dia de descanso por semana. Claro que vou avaliando como me estou a sentir e se necessário descanso uma tarde ou faço um treino mais leve. Há uma linha muito ténue entre treinar o suficiente e demais.

Qual é o seu treino de séries favorito?

Sean: 10x4min. É o treino que eu adoro e detesto! Este tipo de treino arrebenta até o canoísta mais forte, quando é feito como deve de ser.

Qual é o teu percurso favorito para treino de downwind?

Sean: Bom, eu diria que a Millers Run é um meu treino favorito de downwind. É praticamente à porta da minha casa e por isso é muito conveniente fazê-lo sempre que há vento. E porque são apenas 12km e faz-se em 40-43min é muito fácil de fazer depois de um dia de Universidade!

Mantém a mesma intensidade durante todo o ano ou baixa um pouco em algumas fases do ano?

Sean: Todos os anos eu faço descanso total pelo menos 4-6 semanas durante o Natal e a maior parte de Janeiro para passar tempo com a minha namorada, a família e surfar. Participar no Circuito Internacional de Surfski implica uma longa época de Abril a Dezembro com pouco tempo para descansar. Descansar esse tempo faz maravilhas ao corpo e mente.

Qual a importância que a nutrição e hidratação tem no seu regime de treino?

Sean: Bom, eu como MUITO! Adoro comer! É o que eu faço melhor (ha ha)… mas obviamente que como responsavelmente também. Sempre que posso evito comer porcaria (junkie food) mas não me acanho em comer um bom hambúrguer. Não sou um fanático da saúde mas tenho sempre em mente que aquilo que eu como é o que aparece por fora.

Qual o melhor conselho que podem dar a canoístas que procuram ser mais rápidos?

Sean: Os seres humanos sentem-se recompensados quando atingem os objetivos que estabelecem. Se não definir objetivos nunca alcançará o sucesso. Aprende a gostar de competir. Corre contra do Garmin, contra o colega de treino ou lanchas – corre até contra o pôr-do-sol. Torna o treino agradável saindo de todas as sessões de treino com algum resultado, bom ou mau. Se estiveres em águas lisas estabelece percursos de 500m, 1000m e 10km. Cronometra essas distâncias continuamente. Estabelece os objetivos de tempo e treina.