Tríplice Coroa divulga datas e provas de 2016


Em 2016 a Tríplice Coroa será realizada no Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Fortaleza no Ceará.

Cada uma das provas tem características diferentes, pois o campeão da Tríplice Coroa precisa mostrar ser o atleta mais completo.

A primeira etapa será a “Rio 34.1 / Do Leme ao Pontal”

Aquela que em 2015 foi considerada a mais dura, e chamada por alguns atletas de o “Ironman” dos esportes a remo.

Prova duríssima, com percurso que exige não só resistência física, mas um bom conhecimento sobre correntes, ventos e ondas, pois este percurso apresenta condições diferentes a cada trecho. Em 2015 foi a prova com maior número de desistências, porém a que mais fez o atleta sentir-se recompensado pelo esforço.

A segunda etapa irá ara Angra dos Reis A “Blue Ocean Paddle”.

O nome já diz tudo. Esta será uma etapa que vai colocar o atleta sob avaliação de o quanto veloz ele consegue se manter por aproximadamente 28 Km de prova. Escolher Angra com águas quase sempre lisas, embora percurso passe por pontos onde o mar pode estar bem agitado, buscou justamente verificar a “resistência e força” do competidor. A busca pelo local da segunda etapa também levou em conta a necessidade de águas transparentes e belezas naturais, para a edição de vídeo que será divulgado fora do Brasil.

Por fim a já consagrada W2 Downwind que volta para o lugar de origem e para a Meca do Downwind no Brasil.

Em 2012 foi lá onde tudo começou e é lá que esta prova deve estar. Terá melhor resultado o atleta que mostrar melhor técnica no surf, aquele que melhor souber aproveitar as duas forças a seu favor, o W2, Wave e Wind ou Onda e Vento. Pela distancia e possivelmente pelo custo desta prova, a organização já prepara as informações para serem colocadas no site, sobre estadias, valor de inscrição, transporte de embarcações e etc, desta forma todos conseguirão se planejar para ter esta experiência em uma raia que nada deve as melhores no mundo.

A prova pode ter entre 40 e 50 Km, mas é uma prova para 3 horas ou pouco mais. esta ninguém deve perder! Será uma experiência que muitos jamais tiveram.

A Tríplice Coroa não é um campeonato que busca recorde de participação e por este motivo e por segurança, será limitada em 100 inscrições por prova.

As provas continuarão exigindo a utilização do equipamento SPOT Gen3, habilitado, ou o acompanhamento de embarcação própria. Mais uma vez a organização da Tríplice Coroa afirma que segurança e integridade física do atleta, é e sempre será a palavra de ordem. De acordo com o diretor de prova João Castro, sem estas exigências, certamente o número de atletas por evento dobraria.

“Usando como exemplo as provas no Havaii onde barcos de apoio ou localizadores são obrigatórios”, comenta João.

Também de acordo com a direção de prova, desde o início da campanha de aquisição do localizador SPOT Gen3, mais de 230 atletas já compraram o Gen3, seja para participar das provas ou para ter segurança nos treinos.

As datas são

  • Rio 34.1k – 7 de maio
  • Blue Ocean Paddle – 6 de agosto
  • W2 Downwind – 22 de outubro

O site para maiores informações, inscrições, etc é www.triplicecoroa.com.br