Twister, o novo surfski nacional, fabricado pela Evolution


Após o bem-sucedido modelo Ciclone, a Evolution Canoe desenvolveu nos últimos 4 meses seu mais recente lançamento, chamado de Twister.

Exatamente 4 meses atrás fecundou o desejo para o nascimento de um novo projeto na Evolution Canoe para um surfski muito inovador. Diego do Vale, projetista da Evolution Canoe, sentiu-se inspirado e desafiado pelas fotos que viu do novo surfski 560 da Nelo e sabia que poderia se superar por sua vocação e capacidade que foi lapidada nos últimos 15 anos fabricando canoas, caiaques e surfskis em Santos, litoral de São Paulo.

A partir do casco do primeiro 560 lançado pela Nelo, Diego começou a desenhar o novo Twister e foi contando com a ajuda de amigos, entusiastas e remadores de ponta. A primeira questão que Diego enfrentou foi aumentar o volume de proa sem perder o bom desempenho dele na água, pois sendo um surfski relativamente fino, corria o risco de afundar a proa na ondulação e consequentemente frear.

Depois da proa, outro desafio foi desenhar o novo cockpit, que por se tratar de um barco fino (ele mede 43cm de largura), deveria manter o canoísta confortável e sem alagar o cockpit com água entrando pelas laterais (problema frequente no 560 original). Ainda no cockpit, Diego implantou seu novo sistema de finca-pés, onde este corre à um sistema tubular preso por pressão à uma trava estilo torneira, sendo muito prático de regular, sem mexer na regulagem do leme. Próximo a caixa de dreno existe um porta squeeze.

A parte traseira foi desenhada para estar bem fora da água quando nas ondulações, seu grande volume ajuda o barco ser muito manobrável em cima da ondulação pois ele tem boa flutuabilidade devido seu volume junto com o material de fabricação (o modelo testado foi o Vacum II – casco e deck à vácuo). Na caixa de leme possui um limitador para que o eixo não gire muito e funcione como freio.

Galeria de Fotos e Review em video do Twister

Test Drive do Twister

Testamos o Twister durante 2 dias juntamente com amigos e chegamos a conclusão de que é um excelente surfski, muito rápido, confortável e solto nas ondas, devido seu volume e tamanho. É impressionante ver o desenvolvimento de uma forma, que sem saber o resultado final e principalmente por não ter possibilidades de testes, ter um sucesso tão grande sem necessidades de alterações. O desempenho do Twister na água foi totalmente aprovado por todos, ele é bem manobrável e encara a ondulação de forma muito segura. Entramos em grandes ondulações, além das pequenas, e parece que o barco busca as ondas encaixando facilmente na vaga. É um surfski nacional que entra para brigar no ranking nacional e que tem grande potencial para ser explorado também fora do país.

Um grande detalhe deste modelo, é o acessório Defletor, que é encaixado na parte da proa, próximo ao cockpit, tendo a função de não deixar a água entrar no cockpit, além de não vir água no rosto do canoísta. Quase não consegui testar o defletor! A proa funciona tão bem que a água quase não chega próximo ao cockpit. Quando por duas ou três vezes a água veio, o defletor funcionou perfeitamente bem, esse acessório deveria virar item de fábrica.

Durante os testes, em nenhum momento o remo bateu na lateral do surfski, provando que o desenho que o projetista da Evolution Diego do Vale fez, foi muito bem executado. A entrada do remo é suave. Diego estava preocupado que o remo poderia bater no defletor e na lateral do cockpit, mas não, o encaixe do remo é muito bom, ele passa longe do defletor fazendo com que você reme com força sem medo e sem se preocupar com isso.

Outro canoísta que participou dos testes, Jeferson Libório, comentou que “um EVA como acessório fazendo a função de banco é muito válido para remadores que estão acostumados aos K1 de velocidade. Aumentaria o centro de gravidade e a agressividade na remada, apesar de alterar a estabilidade, mas acredito que seria um bom acessório”, relata Libório.

O experiente Frederico Longhin relata que “O barco é veloz, acelera muito fácil, porém é um barco nervoso, tem que ter uma certa experiência pra tirar tudo dele”.

Entenda o desenvolvimento a partir do ski 560

Com a chegada no Brasil do primeiro surfski modelo 560, comercialmente vendido pela portuguesa Nelo, despertou-se nos atletas de ponta grande interesse por este modelo. Depois de alguns testes, chegaram a conclusão de que mudanças eram necessárias. A primeira delas foi o rebaixamento do assento do cockpit no modelo original Nelo, onde melhoraria consideravelmente o conforto e a estabilidade da remada.

A Nelo recentemente modificou seu projeto original do 560, talvez eles também tenham percebido a necessidade de mudanças neste modelo que era considero com bom desempenho e a grande novidade foi a contratação de Oscar Chalupsky para comandar a divisão de surfskis da Nelo e curiosamente, o projeto escolhido para ter a primeira melhora foi o 560. Oscar, após trocar a Epic pela Nelo, mede cerca de 2 metros e pesa cerca de 11okg e o 560 nada mais é do que uma adaptação de um K1 de velocidade pro mar. E isso significa um barco menor, ele mede 5,70m e não 5,60, como muitos acreditam, e é estreito.

Tipos de fabricação

A Evolution Canoe fabricará o Twister em 3 tipos de fabricações, Básico, Vácuo 1 e Vácuo 2.

BÁSICO: Este processo é feito com a resina poliéster impregnada nas camadas de fibra de vidro, o resultado é um barco um pouco mais pesado e com ligeira flexibilidade, o que chamamos de efeito memória. O material usado na fabricação é: Casco – fibra de vidro, resina poliéster e Deck – fibra de vidro, resina poliéster

VACUUM 1 (somente no casco): Esse processo é indicado para alta performance, pois além de ter um peso menor, a laminação á vácuo deixa o casco rígido tornando-o barco mais veloz, conseqüentemente mais competitivo. Ao adquirir um barco nesse processo o cliente deve estar ciente que exigi-se mais cuidados em seu manuseio, pois o núcleo existente em sua laminação deixa o casco rígido porém sem o efeito memória que uma laminação básica tem. EX: ao sofrer um impacto forte, o barco pode amassar assim como pranchas de surf.

O material usado na fabricação é: Casco – fibra de vidro, resina epóxi e divinycell e Deck – fibra de vidro, resina poliéster

VACUUM 2 Este processo é o mesmo que o descrito anteriormente, mas é aplicado no casco e deck do caiaque. O material usado na fabricação é: Casco e Deck– fibra de vidro, resina epóxi e divinycell

Dados do Twister

Capacidade Máxima: 120Kg
Comprimento: 5,70m
Largura: 0,43m
Altura: 0,40m (o ponto mais alto)

Para saber valor, prazo de entrega, entre outros detalhes, entre em contato direto com o fabricante:

Evolution Canoe

Rua Padre Anchieta, 139 – Santos – SP
CEP: 11015-120
E-mail: comercial@evolutioncanoe.com.br
Telefone: (13) 3371-1770
Site: www.evolutioncanoe.com.br