VEM AÍ: I Evento Náutico pela Paz, em Santos, no dia 05 de agosto


Os oceanos são a conexão entre mundos, continentes, culturas, sonhos, passado, presente e futuro…

O “I Festival Náutico pela Promoção da Paz” pretende reunir esportistas náuticos, promovendo um desfile de embarcações pela orla santista (canoas, caiaques, veleiros, stand-up paddles e demais interessados), numa ação integrada ao “Festival Internacional Prancha Oca” de surf feminino, que reunirá cerca de 250 participantes da modalidade.

A cidade de Santos celebra oficialmente o “Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear”, em 9 de agosto, em respeito e solidariedade às vítimas e sobreviventes do bombardeio atômico que atingiu a cidade-irmã, Nagasaki e também Hiroshima, em 1945, no Japão.

Em homenagem aos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes que chamariam o Brasil de lar, este ano, pretendemos expandir as celebrações do continente para o mar, o grande conector entre os povos, abrindo as atividades a serem realizadas na cidade, durante todo o Agosto da Paz.

Santos compõe a Diretoria Executiva da Rede Internacional “Mayors for Peace”, com sede em Hiroshima, cuja visão 2020 é o desarmamento nuclear e a disseminação da paz mundial duradoura. A rede possui atualmente 7.595 cidades membro, espalhadas por 163 países e regiões.

Como cidade líder de tão nobre causa na América Latina, convidamos os remadores de todas as modalidades, velejadores, surfistas e o público em geral para iniciar as celebrações do “Agosto da Paz”, no dia 5 de agosto, período da manhã*, entre a Ponta da Praia e o Parque Municipal Roberto Mário Clemente Santini.

O cronograma para a remada

Canoas, caiaques e StandUps:

Concentração em frente ao Aquário de Santos à partir das 8h.
Saída em direção ao Parque Municipal Roberto Mário Clemente Santini (Emissário Submarino). Chegada prevista as 9h45.
Ao longo do percurso os remadores recolhem água do mar.

Desembarque:

Plano A: Em caso de mar liso, os remadores desembarcam em frente a arquibancada.

Plano B: Em caso de ondas, as embarcações maiores e com menor manobrabilidade desembarcam na praia entre o emissário submarino e a Ilha Urubuqueçaba.
Os representantes de escolas de canoagem desembarcam em canoas de surfe (oc4) em frente a arquibancada.

Plano C: Em caso de ondas grandes, os surfistas vão de encontro as canoas pegar os leis (colares de flores) e o galão com água coletada do mar. As canoas ficam no mar.

Plano D: Em caso de ressaca, a remada será cancelada. Os remadores poderão participar do evento já no emissário submarino.

Após o desembarque:

Os remadores com seus remos se reúnem aos surfistas e formam um corredor humano em direção ao monumento Tomie Ohtake. Os representantes de escolas de canoagem e surfe passam pelo corredor levando leis (colares de flores) e água coletada do mar que será unida à água doce da fonte do Itororó.

Participe!

Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/682723762074482/