Canoístas conseguiram classificação para as semifinais do K1 Feminino e Masculino respectivamente. Finais também ocorrem neste domingo
Ana Sátila e Pedro Gonçalves estão nas semifinais que serão disputadas neste domingo (29) do Aquece Rio de Canoagem Slalom que acontece até amanhã no Complexo de Deodoro, no Rio de Janeiro. Ambos conseguiram ficar entre as 15 melhores embarcações no K1 Feminino e Masculino.
Sátila, muito antes de começar a se preparar para a prova, analisava suas remadas no dia anterior. Procurava avaliar o que poderia melhorar a qualidade da descida, mas em sua primeira disputa do dia não foi tão bem e fechou com tempo de 115.81 segundos (uma penalidade). Já na segunda fez 108.71 e garantiu vaga na semifinal. “Ela não fez o seu melhor na água, com certeza a Ana poderia melhorar muito mais esse resultado”, comentou Ettore Ivaldi, treinador da Equipe Brasileira.
A canoísta avalia que foi bom o seu resultado. “Foi bom no geral. Acho que se não tivesse tocado teria feito uma descida melhor”, comenta a atleta que teve quatro penalidades. Caso não houvesse penalização ficaria entre as três primeiras.
Pedro Gonçalves fez o percurso de 250 metros em 95.64 segundos e garantiu a classificação para a semifinal no K1 Masculino. “Fiz uma descida segura, não muito rápida com o objetivo de garantir a minha vaga. Agora é focar na próxima etapa”, comenta Pepe. O mais rápido foi russo Eigel Pawel com o tempo de 88.85 segundos.
Já no C1 Masculino, Leonardo Curcel ficou em 15o lugar e não conseguiu ir para a próxima etapa. Com o tempo de 113.21 segundos ele ficou 17.75 segundos de diferença do primeiro colocado, o favorito na categoria para vencer a competição: o britânico David Florence. “Fiz uma navegação boa e não foi um erro geral. Estava com uma boa sensação, mas na baliza 19 perdi seis segundos e tive três penalidades que me tiraram mais seis segundos”, comenta o atleta.
Hoje também aconteceu a disputa pelo C2 Masculino, e os alemães Robert Behling e Thomas Becker garantiram a melhor descida com o tempo de 105.23 segundos. A dupla brasileira formada por Charles Corrêa e Anderson Oliveira não conseguiu garantir a vaga para esta disputa.
Rumo aos Jogos Rio2016
O Aquece Rio de Canoagem Slalom está sendo uma amostra do que está por vir ano que vem com os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para Sebastián Cuattrin, gerente de competição da canoagem do Comitê Rio 2016, o evento está tendo bons resultados, mas há muitas avaliações a serem feitas ainda. “Sempre tem algumas coisas a ser melhoradas para atingir a excelência que buscamos para entregar aos Jogos”, comenta.
O evento reúne cerca de 300 profissionais, muitos são voluntários. A professora de educação física de Curitiba, Lidiana Silva, é um deles. Há poucos meses ela participou do Evento Teste de Canoagem Velocidade e agora ajuda na Canoagem Slalom. Para ela a sua contribuição trás de retorno o aprendizado. “É uma gratificação, isso aqui é melhor que uma faculdade, é uma pós-graduação”, ressalta.
Cuattrin completa que tem sido fantástico o trabalho dos voluntários. “Tivemos poucas desistências, temos vistos nos rostos dos voluntários muita alegria e as pessoas estão contentes em ter construído tudo isso aqui com a gente”, finalizou.
Mais informações, clique aqui para acessar o site oficial do evento.