Equipes brasileiras garantiram hoje no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, o título da prova de Slalom nas categorias Sub-19 e Sub-23 masculinos e Sub-19 Feminino
Fotos: Rickardo Andrade
Hoje, segundo dia do Campeonato Mundial de Rafting R4 2014, foram realizadas as provas de Slalom no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e as equipes brasileiras brilharam mais uma vez garantindo o título do Slalom nas categorias Sub-19 e Sub-23 masculinos e Sub-19 Feminino. Amanhã (12) acontece no Parque Nacional do Iguaçu a última e decisiva prova (Descida) para a definição dos novos campeões mundiais nas categorias Youth (Sub-19) e no Junior (Sub-23). As paisagens das Cataratas do Iguaçu e suas famosas corredeiras prometem ser ingredientes a mais na disputa pelo título.
Neste sábado aconteceram as disputas das provas de Slalom no Canal Itaipu, tradicional local da Canoagem Brasileira no país e um dos três canais artificiais de canoagem localizados no hemisfério Sul. Segundo o canoísta Arnold Baumann da equipe austríaca Sub-23 o Canal Itaipu é o melhor lugar onde treinou até hoje. “O local é muito bonito também e exigiu um nível bem alto durante as provas, pois nossos concorrentes são muito fortes”, disse.
Nas provas de Slalom os brasileiros demonstraram conhecimento no Canal Itaipu e pelo segundo dia consecutivo foram destaque do campeonato. No Sub-19 os brasileiros venceram com o tempo de 3:00.82, seguidos de perto pelos russos que marcaram 3:02.27. O bronze ficou com os eslovacos com o tempo de 3:19.05. No Sub-23 a equipe brasileira fez uma descida praticamente perfeita, marcou o melhor tempo entre todas as categorias de hoje (2:53.09) e garantiu o ouro. A prata ficou com os colombianos com 3:02.15 e o bronze com os tchecos que marcaram 3:10.95.
Para Angelo Eduardo da equipe brasileira Sub-23 Masculino a preparação para competir no Mundial no Brasil começou há um ano. “Treinamos muito forte para chegarmos preparados aqui no Mundial e conquistar este título para o Brasil”, ressaltou.
Nas categorias femininas domínio do Brasil no Sub-19 e da República Tcheca no Sub-23. No Sub-19 as meninas do Brasil garantiram o título da prova de Slalom com o tempo de 4:28.95, seguidas pelas neozelandesas com 4:48.24 e pelas australianas com 4:51.55. No Sub-23 as tchecas tiveram um ótimo desempenho no Slalom e garantiram o ouro com a marca de 3:49.98, à frente das brasileiras com 4:24.98 e das russas com 4:34.03.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, as equipes brasileiras estão mostrando a força do Rafting Brasileiro, há muito tempo reconhecido como um dos principais países no cenário mundial. “Aqui em Foz, competindo em casa, estamos conquistando ótimos resultados. Das 12 provas disputadas até agora nós garantimos o ouro em 9. Isso mostra o trabalho em cidades de como Brotas (SP) e Nova Roma do Sul (RJ), núcleos de desenvolvimento da modalidade”, destacou.
Luta pelo título
Na briga pelo título de campeão geral do evento o Brasil segue na liderança das categorias masculinas após as provas de Slalom. No Sub-19 o Brasil é líder com 600 pontos, seguido por Rússia com 528 e Eslováquia com 447. No Sub-23 o Brasil tem 588 pontos até agora, seguido por República Tcheca com 495 e Japão com 468. Já no feminino brasileiras e tchecas lideram. No Sub-19 o Brasil é líder com 544 pontos, seguido pela Austrália com 525 e Nova Zelândia com 494 . No Sub-23 a liderança está dividida entre República Tcheca e Brasil com 564 pontos, seguidos pela Rússia com 444.
Como são disputadas as provas de Rafting
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1.000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Sprint valendo 100 pontos e Head to Head valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descida, com maior peso na pontuação, valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumular a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.
Transmissão SPORTV e pela internet
O evento é transmitido ao vivo pela internet na página oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (www.canoagem.org.br) e no site da Federação Internacional de Rafting (www.internationalrafting.com). Durante os dias 17 e 18 de outubro, datas das provas de Head to Head e Slalom das categorias Sênior e Máster, o evento será transmitido ao vivo nos canais SPORTV das 11 às 13 horas.
Sobre o Evento
O Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 é disputado nas categorias Junior (Sub-23), Youth (Sub-19), Open (Sênior) e Master, com as disputas do Sub-19 e Sub-23 acontecendo entre os dias 10 e 12 de outubro e as categorias Open e Master uma semana depois entre os dias 16 e 19.
O evento é organizado pela Federação Paranaense de Canoagem em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Internacional de Rafting, conta com o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, Itaipu Binacional, Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e possui apoio do Macuco Safari, Sistema Unimed e Seguros Unimed.
Site Oficial: www.foz2014.org.br
Resultados: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/585
Fotos em alta resolução: https://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira
Live Streaming: http://new.livestream.com/itaipu/CANOAGEM
Facebook: https://www.facebook.com/canoagembrasileira
Coverage in English: http://raftingchampslive.wordpress.com