Cecilia Farias permanece no comando da Confederação Pan-americana de Canoagem


A atual presidente da entidade permanece no cargo até outubro de 2017 visando a continuidade dos projetos e aspirações da COPAC

Em uma carta aberta às federações nacionais a atual presidente da COPAC (Confederação Pan-americana de Canoagem), a argentina Cecilia Farias, informou que, mesmo após a sua eleição como vice-presidente da FIC (Federação Internacional de Canoagem), irá permanecer no posto mais alto da entidade Pan-americana.

Um dos itens da pauta do XXXVI Congresso da FIC, realizado em novembro, na cidade de Baku, no Arzebaijão, foi a eleição para os órgãos e comissões da entidade. Uma das candidatas eleitas foi a argentina Cecilia Farias, que já atua como presidente da Confederação Pan-americana de Canoagem e Vice-presidente ACODEPA (Associação Pan-americana de Confederações Desportivas). Na eleição da FIC Cecilia Farias que conquistou a posição de vice-presidente da FIC.

Com esse resultado Cecilia seria obrigada a renunciar de sua posição na COPAC, pois o estatuto interno da entidade diz que caso o presidente da entidade deva abandonar o cargo antes do período estipulado o 1º Vice-presidente da entidade assume a posição até a realização do próximo congresso. Neste caso o atual Vice-presidente, o canadense Dwight Corbin, assumiria como presidente interino até outubro de 2017, mês do próximo Congresso da COPAC. Mas por pedido do presidente da FIC, o espanhol José Perurena, Cecilia irá manter também o cargo na COPAC para não perder a vice-presidência da ACODEPA, posição estratégica de muita importância para a canoagem no cenário mundial.

Com essa definição a argentina acumula as três funções e trabalhará ao lado de Corbin para manter e dar continuidade aos projetos e aspirações da COPAC no cenário mundial. Cecilia Farias permanece no cargo até o mês de outubro, quando será realizada uma nova eleição durante o congresso da entidade.