Curso de Paracanoagem ministrado em Bogotá


Brasileiros realizam com sucesso o curso de capacitação na Colômbia

Curso de Paracanoagem

Curso de Paracanoagem

A Paracanoagem Brasileira realizou nos dias 20 a 23 de fevereiro na capital colombiana, Bogotá, um curso de capacitação em Paracanoagem. Os brasileiros foram convidados para ministrar o curso devido às conquistas e avanços conquistados no esporte, tendo sido um dos países pioneiros na modalidade. O avanço mais recentemente conquistado foi o desenvolvimento nacional de um software sensor de movimento que é utilizado nas avaliações dos paracanoistas, feito realizado por uma equipe de Engenharia da Computação e Educação Física da Universidade Positivo no Paraná em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

O Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com o Comitê Paralímpico Colombiano, convidou três membros da CBCa para a realização do curso, sendo eles, o supervisor do Comitê da Paracanoagem, Leonardo Maiola; o head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade, Heros Ferreira; e a classificadora funcional internacional, Fátima Fernandes Vara. Todos os convidados pelo Comitê possuem referências internacionais frente ao desenvolvimento da canoagem mundial. O curso ministrado contou com cerca de 50 participantes, dentre atletas, treinadores, departamentos de canoagem, juízes, entre outros.

A Colômbia busca com este curso habilitar-se para iniciar as atividades de Paracanoagem no país, algo inexistente até o presente momento. O curso abordou diversos assuntos como as técnicas e práticas de classificação dos atletas da Paracanoagem, técnicas utilizadas nas canoas e caiaques, gestão de Paracanoagem, história da modalidade, entre outros. O curso ministrado foi uma mescla entre teoria e prática da Paracanoagem.

Leonardo Maiola, supervisor do Comitê da Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem, ministrou curso sobre a gerência do esporte e história da Paracanoagem. Em entrevista, Leonardo Maiola revelou que a resposta dos participantes foi extremamente positiva e que acredita que o curso irá impulsionar a Colômbia na busca de alavancar esta modalidade no país.

A classificadora internacional, Maria de Fátima Fernandes Vara, também idealizadora do software de movimento da Paracanoagem, ministrou curso sobre os critérios de classificação na modalidade. Atualmente a modalidade é dividida em três classes funcionais, são elas: LTA, onde o atleta utiliza braços, tronco e pernas para auxiliar na remada. Classe TA, onde o atleta utiliza o tronco e os braços para o desenvolvimento da remada. Classe A, onde este só consegue utilizar o movimento do braço para a locomoção da embarcação. Cada uma destas classes funcionais possui seus métodos de separação visando à melhor adaptação do atleta ao esporte. “Encontramos no curso pessoas interessadas e dispostas a aprender. Foi um curso intenso, mas extremamente produtivo para todos” revela Fátima.

Curso de Paracanoagem

Curso de Paracanoagem

O Comitê Paralímpico Colombiano agradeceu em nota os serviços prestados durante a capacitação e que a mesma tem um papel importante no desenvolvimento deste novo esporte na Colômbia. Segundo o Comitê, o curso encontrou grande suporte junto à Federação Colombiana de Paracanoagem, Federação Colombiana de Incapacidade Física, Federação Colombiana de Paralisia Cerebral e do Comitê Paralímpico Colombiano. Eduardo Victor Montenegro Collazo, diretor desportivo do Comitê Paralímpico Colombiano, expôs um agradecimento aos professores “causaram uma ótima impressão perante os conhecedores da canoagem e do paralímpico, devido ao seu profissionalismo, dedicação e sacrifício em proporcionar um curso com alta qualidade”.

Segundo levantamento da Confederação Brasileira de Canoagem, o Brasil conta hoje com um número crescente de participantes na modalidade de Paracanoagem. Os atletas que competem nos Campeonatos Brasileiros têm uma média de 32 anos de idade. A pesquisa demonstra ainda um aumento no número de estados que estão participando destas competições, bem como uma melhora nos tempos obtidos. O esporte que foi criado recentemente já revela resultados, espera-se que com este primeiro passo a Colômbia consiga igualmente apresentar bons frutos em um futuro próximo.

Fonte: CBCa