Disputas no K1 e C1 Masculino marcam o início do Aquece Rio na Canoagem Slalom


Ao todo 122 atletas de 26 países estão no Rio de Janeiro participando no evento teste no “Canal Rio”

Disputas no K1 e C1 Masculino marcam o início do Aquece Rio na Canoagem SlalomComeçou hoje (26/11) o “Aquece Rio” evento teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o campeonato pode ser considerado um teste, mas os 122 atletas estão remando nas águas do “Canal Rio” estão fazendo o seu melhor. “Estamos disfrutando realmente desta água, descendo com alegria e aproveitando a cada segundo na água porque o resultado vai ser consequência” comenta Pedro Gonçalves, atleta do K1 Masculino que garantiu o 19º lugar nas classificatórias de hoje com o tempo de 95.36 segundos.

No C1 Masculino, Leonardo Curcel fez um tempo de 122.57 segundos ficando em 24o lugar, o canoísta espera buscar um bom desempenho neste evento para tentar adquirir mais experiência e lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos no ano que vem. “Estou trabalhando bastante, quero me esforçar ao máximo nessa competição, porque agora já estamos no clima olímpico. Quero lutar para representar o Brasil ano que vem”, comenta.

Atualmente o C1 Masculino é a categoria mais imprevisível para definir o atleta que irá representar o país nos Jogos Rio-2016. Outro favorito para a vaga é Felipe Borges, o canoísta foi o representante brasileiro nos Jogos Pan-americanos em Toronto, no Canadá, neste ano; na ocasião ele trouxe uma medalha de bronze para o Brasil. Neste Aquece Rio ele é um dos atletas “forerunners”, ou seja, aquele que realiza a demonstração de pista para os competidores. Para o atleta a estrutura é uma das melhores que ele já remou e exige bastante do canoísta. “É uma pista bastante técnica, estou aproveitando essa oportunidade para melhorar o meu desempenho e lutar pela vaga olímpica” lembra.

Disputas no K1 e C1 Masculino marcam o início do Aquece Rio na Canoagem Slalom

Ana Sátila disputará somente amanhã, 27/11, a prova pelo K1 Feminino e aproveitou o dia de hoje para analisar a pista e acompanhar o início das competições. A jovem promessa brasileira está encantada com o novo local da prática da Canoagem Slalom no Brasil. “Esta pista aqui vai ser uma revolução na Canoagem Brasileira, vamos buscar o começo de um projeto social, vai ser tudo de bom”, declara a atleta.

Eduardo Paes prova as corredeiras do Canal Rio

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugurou oficialmente hoje o Canal Rio, no Complexo de Deodoro. Paes testou as corredeiras descendo em um bote de Rafting no canal principal onde acontecerão as disputas, o bote contou com os atletas: Pedro Aversa, Rafael Souza, Felipe Borges e o tricampeão olímpico pelo C1 Masculino, Tony Estanguet, além do guia de rafting, Antônio Pinto.

Aquece Rio na Canoagem Slalom

“O circuito do Slalom foi um dos maiores desafios (das obras olímpicas) e foi o que, há algum tempo, pôs em dúvida a nossa capacidade de entregar os Jogos Olímpicos. Hoje inauguramos o Parque Radical e iniciamos o evento-teste. As obras foram concluídas no prazo. O curioso é que eu fiz de tudo para que o Slalom fosse no sul do Brasil, em Foz, onde eles já têm uma tradição, porém tive inteligência em ouvir o Nuzman (presidente do COB) e o COI de fazer tudo aqui na cidade”. Declarou o prefeito fazendo referência a possibilidade inicial de levar a disputa para o Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde atualmente já funciona uma estrutura de Canoagem Slalom.

Mais informações no link: http://www.aquecerio.com/canoagem-slalom/