Para praticantes, canoagem não se limita a uma prática esportiva. Atividade ao ar livre possibilita ver o que a cidade tem de melhor a oferecer.
A canoagem é um esporte que tem atraído cada vez mais seguidores. Os aventureiros cruzam os rios em busca de tranquilidade e bem estar.
Ainda está escuro quando eles vão chegando ao ponto de encontro. Quanto mais cedo, melhor para a turma de canoagem sentir a tranquilidade de um dia nascendo.
Assista o video clicando aqui.
“O que me identifiquei mais foi o contato com a natureza que nós temos aqui dentro da água. A gente vem remar ao amanhecer do dia, sempre faz uma coisa diferente, sempre é relaxante para mim”, afirma o padre Idamor Júnior.
A natureza foi o cenário que fez Igor, Thiago e um grupo de amigos, há sete anos, explorar o que Belém tem de sobra, as águas. “Alguns amigos começaram a remar e nós percebemos o óbvio: a cidade tem um potencial enorme para esportes náuticos. De um lado a baía e do outro o rio. Acho contraditório você não ver pessoas praticando canoagem com frequência”, diz Igor Viana, instrutor do grupo Marenteza.
Igor acredita que em uma atividade ao ar livre a pessoa tem a possibilidade de ver coisas que não vê na cidade, dentro de uma academia, por exemplo. “Ver o sol nascer, isso impulsionado por você mesmo, sem usar o motoro, se desafiando e superando limites”, é o que encanta o instrutor.
Na canoagem, a bióloga Ana Luiza superou seus limites. No primeiro dia de aula, ela pensou até em desistir. “Pensei porque no início foi muito difícil para eu acompanhar o resto da turma, porque eles pegavam o ritmo na frente aí eu ficava para trás”, lembra Ana Luiza.
Mas isso são águas passadas para a bióloga, que no final do segundo mês de aula fez a travessia do Ver-o-Rio até a Ilha das Onças. “Foi uma grande vitória chegar do outro lado”, comemora.
A repórter Nathalia Kahwage resolveu experimentar a aventura. Ela ouviu as instruções do professor antes de entrar na água e fez os últimos ajustes no equipamento de segurança. Um alguns minutos ela já estava integrada ao grupo. “O que é interessante da canoagem é que ela pode ser praticada por qualquer pessoa, segundo os instrutores”, afirma Nathália.
“Muito fácil praticar a canoagem. Você precisa ter força de vontade para acordar cedo e se jogar e praticar de verdade. A partir de 2 semanas praticando você já ganha experiência e bom preparo físico”, afirma Thiago Santos, instrutor do grupo Marenteza.
Depois de uma aula, a pessoa aprende que a canoagem não é só uma prática esportiva, é um convite ao contato com a natureza e com o bem estar.