GE e Canoagem Brasileira: uma parceria de sucesso


Parceiros rumo ao Rio 2016 acreditam no potencial do esporte na conquista da inédita medalha olímpica da Canoagem Brasileira

A Canoagem Brasileira é uma das modalidades que mais crescem no Brasil nos últimos anos rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. A conquista de importantes patrocinadores e apoiadores e os resultados conquistados dentro d’água demonstram que o esporte segue no caminho certo à sonhada medalha olímpica ano que vem, no Rio de Janeiro. Parceiros do desenvolvimento esportivo como BNDES, COB, CPB, Itaipu Binacional e Ministério do Esporte são fundamentais para que os canoístas brasileiros tenham condições, infraestrutura e tranquilidade para se chegar à essa conquista. O mais novo co-patrocinador da Canoagem Brasileira, em parceria firmada em abril deste ano, é a GE (General Electric), gigante mundial em tecnologia e que escolheu a canoagem como esporte para apoiar no Rio 2016.

Slalom

A GE é tradicional patrocinadora dos Jogos Olímpicos e em cada edição escolhe uma modalidade para ser parceira no país sede do evento. Para Christopher Katsuleres, diretor de Marketing Olímpico da GE, a escolha da canoagem foi baseado no potencial de desenvolvimento que o esporte possui. “Além do potencial em medalhas, nós também procuramos um parceiro que colaborasse conosco no desenvolvimento de tecnologias que nos levassem a um projeto ainda maior”, disse.

A GE colocou seu time de pesquisadores de seu Centro de Pesquisas Global no Rio de Janeiro para desenvolver, em conjunto com a Canoagem Brasileira, tecnologias junto às embarcações com sensores que dão a possibilidade de coleta de uma enorme gama de dados que são analisados posteriormente por uma equipe especializada. Essas informações são fundamentais para a equipe técnica da canoagem analisar a performance de cada atleta em tempo real.

Todas as informações captadas são transmitidas para um sistema central, armazenado na nuvem, que opera sobre a plataforma de Internet Industrial da GE. Esse sistema central armazena e cruza todos os dados automaticamente, oferecendo ao técnico uma análise completa e de fácil visualização em um dashboard, acessado por meio de um tablet.

“Nós certamente esperamos que a Canoagem Brasileira conquiste a medalha olímpica. Também nos orgulhamos em dizer que toda vez que investimos em um esporte de cada país sede dos Jogos Olímpicos, nós sempre conquistamos a inédita medalha de ouro para aquela modalidade”, comemorou Katsuleres.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, a canoagem ganha um diferencial altamente competitivo para a preparação visando aos Jogos Olímpicos. “Com a GE, fortalecemos ainda mais nossas expectativas para o Rio 2016. É mais um grande parceiro que caminha conosco rumo à medalha olímpica”, completa.