Isaquias Queiroz, principal atleta da canoagem brasileira e candidato a medalha olímpica em 2016, disputa neste final de semana a primeira competição importante do ano, o Campeonato Sul-americano, no Equador.
O baiano de apenas 21 anos, conquistou ótimos resultados no atual ciclo olímpico, em uma modalidade sem tradição no nosso país. No mundial de 2013 foi medalhista de bronze na prova olímpica de C1 ( canoa individual) 1000 metros, a primeira do Brasil na historia da competição . No mundial 2014, uma cena triste e marcante na carreira do atleta. Ele estava há poucos metros de vencer a mesma prova no mundial e superar o alemão Sebastian Brendel, campeão olímpico, quando desequilibrou e caiu da canoa.
Um dos responsáveis pelo sucesso e desenvolvimento de Isaquias é o treinador espanhol Jesus Morlán, que tem no currículo 5 medalhas olímpicas.
No campeonato sul-americano, Isaquias não deve ter maiores dificuldades para vencer as provas que disputar. Mas servirá como preparação para a temporada de etapas da Copa do Mundo, que começa em maio; e principalmente para o campeonato mundial em Roma, na Itália, no final de agosto.
Outros atletas importantes da canoagem brasileira também estarão no sul-americano: Erlon Souza, Ronilson Oliveira, Ana Paula Vergutz e Edson Silva. A Argentina é a principal rival no continente.