As avaliações aconteceram durante o Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano na USP
Os atletas da Paracanoagem tiveram mais um compromisso nesta semana de disputas do Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de Paracanoagem. A Federação Internacional de Canoagem (FIC) foi representada por uma equipe de 3 classificadores funcionais que ajudaram no processo de reclassificação de todos os atletas inscritos. A classificação realizada ajudará no processo de tornar o esporte cada vez mais justo, inclusive visando os Jogos Rio 2016.
O novo sistema de classificação funcional dos atletas foi aprovado no final do mês de janeiro em reunião com o Comitê Paralímpico Internacional. John Edwards, supervisor do Comitê de Paracanoagem da FIC, revelou os avanços sobre o novo sistema de classificação e suas mudanças. “Fizemos vários estudos com o Comitê Paralímpico sobre este novo sistema de classificação até sua aprovação no começo deste ano.
Temos todo um planejamento para que possamos reclassificar todos os atletas em tempo dos dois eventos classificatórios, sendo o Campeonato Mundial 2015 em Milão (ITA) e o Campeonato Mundial em maio de 2016 em Duisburg (ALE). Nos Jogos Rio 2016 esperamos ter um marco na história da Paracanoagem, mostrando para as pessoas com deficiência que é possível realizar esportes tendo como exemplo nossos canoístas” revela ele.
“Pode ocorrer casos em que o atleta não se encaixe em nenhum dos 3 níveis, e venha a se tornar inelegível. Porém a maioria dos atletas que estão se reclassificando vem permanecido nas suas categorias de origem. A nova nomenclatura utilizada apenas ajuda a se tornar mais simples, classificando por nível 1,2 e 3 respectivamente (L1,L2 e L3)” encerra John Edwards.
O principal objetivo da classificação funcional é tornar o esporte justo entre todos, proporcionando disputas entre atletas com o mesmo grau de deficiência. Os novos moldes de classificação vieram proporcionar uma igualdade de condições dos competidores ainda maior. Futuramente poderão ser acrescentados novos estudos aos que já foram feitos e trazer mais benefícios para as provas de Paracanoagem.
Leonardo Maiola, supervisor da Paracanoagem na Confederação Brasileira de Canoagem, falou da importância deste processo que vem sendo realizado. “A classificação funcional neste Campeonato será fundamental para o seguimento de todo o planejamento para os próximos Campeonatos, uma vez que esta já é considerada uma classificação internacional. Por isso também buscamos de todas as formas divulgar o evento para que todos os países do continente tivessem a esta mesma oportunidade.” declara Maiola.
Amanha, 20 de junho, começam as competições do Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de Paracanoagem na raia da Universidade de São Paulo (USP). As provas têm início previsto para as 9 horas da manhã e contam com atletas da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. O Campeonato e os atletas brasileiros estão contando com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.