Nuzman critica circuito da canoagem slalom olímpica


O local consumirá 26 milhões de litros de água, que poderiam encher sete piscinas olímpicas.

O presidente do Rio-2016 (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos), Carlos Arthur Nuzman, declarou nesta quarta (25) que não ficou satisfeito em construir o parque da canoagem slalom.

A declaração do dirigente brasileiro foi dada diante do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, e de uma plateia de cerca de 100 universitários do Rio.

image

“Quando vencemos [a disputa para receber os Jogos no Rio], recebemos uma lista de esportes. Depois disso, não poderíamos ser contra. Não estava satisfeito em ter o parque da canoagem, mas tivemos que fazer diante dos compromissos assumidos”, disse Nuzman.

A construção do parque foi questionada por uma universitária no evento. O circuito de canoagem slalom consumirá 26 milhões de litros de água, que poderiam encher sete piscinas olímpicas.
A lista de materiais especiais para a obra consumirá cerca de R$ 20 milhões. A Prefeitura do Rio não divulga o preço total do equipamento.

O circuito de canoagem slalom tem 280 m nos quais são instaladas 75 barreiras em diferentes posições para simular pedras das corredeiras naturais. O atleta tem que descer o trajeto respeitando um trajeto demarcado por traves.
“Não devemos fazer a comparação pelo volume de água. Deodoro é uma região que foi colocada no centro dos Jogos para pode ser desenvolver. É uma região com muitos jovens. Eu não gostaria de ter feito, mas agora a gente tem que aproveitar da melhor maneira possível”, disse Nuzman.

Na terça-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, criticou também construção do circuito da canoagem. Paes disse que vai transformar o parque da canoagem num “esquibunda” após os Jogos para tentar dar um legado a instalação esportiva.

Na ocasião, ele lamentou construir o campo de golfe olímpico. “Eu odeio ter que fazer este campo de golfe. Por mim, não teria feito nunca”, disse o prefeito.

O presidente do COI, Thomas Bach, disse que o circuito de canoagem poderá se transformar numa atração turística após os Jogos.

“Em relação à canoagem, posso lhe dar a resposta da experiência em outras cidades olímpicas anteriores. A canoagem na maioria das cidades olímpicas foi muito bem sucedida. Não são apenas usadas para treinamento dos atletas. Elas estavam usando como atrações turísticas, corredeiras enfim. Tiveram muitos modelos de sucesso para um uso posterior significativo. Eu espero realmente que comecem a desenvolver esse tipo de plano e como isso pode ser usado no futuro”, disse Bach.

Fonte: O Tempo