Paracanoagem se fortalece na América do Sul


Profissionais brasileiros são referência continental no trabalho de gestão e classificação funcional esportiva

Profissionais brasileiros são referência continental no trabalho de gestão e classificação funcional esportivaA Paracanoagem, esporte que estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e na América do Sul nos últimos anos. Exemplo como os campeões mundiais Fernando Fernandes, Luis Carlos Cardoso e o crescente interesse de deficientes físicos no esporte está trazendo uma grande quantidade de novos adeptos à Paracanoagem.

A mais nova iniciativa em prol do desenvolvimento da Paracanoagem Latino-americana aconteceu entre os dias 26 e 28 de fevereiro, em Bogotá, na Colômbia, com a realização do Curso de Classificação Funcional e Gestão de Paracanoagem ministrados pelos brasileiros Fátima Fernandes Vara, classificadora internacional homologada pela Federação Internacional de Canoagem; e Leonardo Maiola, supervisor da modalidade na Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Estiveram presentes na Colômbia 25 interessados no curso, entre médicos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física e estudantes. Para Cecília Farias, presidente da COPAC, a iniciativa também vai de encontro com a parceria com a Nelo, gigante portuguesa na fabricação de embarcações de canoagem. “A Nelo sempre trabalhou muito perto de atletas e treinadores. Nossa intenção é apoiar as federações nacionais que mais necessitam de ajuda com cursos e seminários, além também da entrega de embarcações novas nesses países”, informa.

Outro intuito do fortalecimento da Paracanoagem no continente americano é incluir a modalidade nos Jogos Parapan-americanos Lima 2019. “O objetivo da COPAC é ingressar a modalidade nos Jogos Parapan Lima 2019. Esperamos agora com grande ansiedade o resultado das reuniões do Comitê Paralímpico Americano que comunicará quais esportes ingressarão no evento”, disse Farias.

Um dos precursores no trabalho de desenvolvimento da Paracanoagem é a ConProfissionais brasileiros são referência continental no trabalho de gestão e classificação funcional esportivafederação Brasileira de Canoagem (CBCa) que desde 1999 já ingressa paracanoístas nos eventos do calendário nacional. Segundo Leonardo Maiola o pioneirismo do Brasil não se restringe apenas ao interesse de atletas pela modalidade. “Também temos o interesse de muitos profissionais no crescimento da modalidade. São médicos, fisioterapeutas, estudantes, entre muitos outros que enxergam na Paracanoagem um importante nicho técnico-esportivo em desenvolvimento não só no continente mas em todo o cenário internacional”, disse.

Curso formação no Brasil

Trabalhando também no cenário nacional a CBCa realizou recentemente no campus da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no interior de São Paulo, mais uma edição do Curso Nacional de Classificação Funcional. Estiveram no evento 18 inscritos entre profissionais de Educação Física e Saúde oriundos de seis estados brasileiros, além de uma representante do Chile que participou do evento como ouvinte. A continuidade do curso acontecerá no mês de março durante a realização da 1ª Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, marcada para acontecer na Universidade de São Paulo, na capital paulista.