Paranaenses dominam canoagem masculina do Pantanal Extremo


Trio da cidade de Ribeirão Claro ocupa os primeiros lugares do pódio na prova dos 30 km no rio Paraguai, em Corumbá; entrosamento da equipe dá vantagem a canoístas

Entrosamento e união e garantiram à equipe do norte do Paraná o domínio total da canoagem masculina no Pantanal Extremo – Jogos de Aventura em Corumbá. Os três atletas da Associação Ribeirão Clarense de Canoagem (ARCC) foram os primeiros a concluir a maratona de 30 quilômetros na manhã deste sábado, depois de quase duas horas de remadas no rio Paraguai. Pela categoria K1 Sênior, Leandro do Prado, Eduardo Fagundes e Bruno Santiago ocuparam os três primeiros lugares. Eles precisaram se ajudar durante o percurso para superar o forte calor e garantir boas colocações.

Bruno, Leandro e Eduardo: trio paranaense domina canoagem masculina (Foto: Hélder Rafael)

Bruno, Leandro e Eduardo: trio paranaense domina canoagem masculina (Foto: Hélder Rafael)

– Nossa equipe corre maratona há tempos, então a gente se organiza lá na largada para o nosso clube vir junto, um ajudando o outro. Pelo menos até saber que a prova é nossa. Na metade da prova, quando abrimos vantagem, foi cada um por si e Deus por todos – disse Eduardo.

Essa foi a primeira vez que Bruno e Eduardo toparam o desafio em águas pantaneiras. O campeão Leandro esteve por aqui no ano passado e conta que não teve boas recordações.

Eduardo comemora o segundo lugar na categoria K1 Sênior (Foto: Hélder Rafael)

Eduardo comemora o segundo lugar na categoria K1 Sênior (Foto: Hélder Rafael)

– Não concluí a prova. Travei nos 10 km e tive de abandonar por causa do forte calor. Aqui a dificuldade é o calor e o percurso. Somos acostumados a fazer esse tipo de prova de maratona, mas geralmente com três portais, em intervalos de 5 em 5 km. Aqui não teve isso, é direto sem descer do barco. Nem dá para se refrescar com a água, de tão quente – relata Leandro.

Apesar das adversidades do rio Paraguai, o trio paranaense avalia como satisfatório o desempenho no Pantanal Extremo. Para Eduardo, não há segredos por trás da vitória, apenas amizade e união entre os membros da equipe.

– A gente é parceiro de treinos. Em todas as competições, já faz uns cinco anos que Ribeirão está nas cabeças em provas de maratona. O resultado é esse pódio aqui – diz.

A canoagem masculina foi dividida em quatro categorias (K1 e 4.50, com máster e sênior), e reuniu ao todo 42 competidores de várias partes do país. No domingo é a vez das mulheres, com largada prevista para 9h30 (de MS) na boca da Bacia do Tuiuiú, e chegada na prainha do Porto Geral.

Leandro é o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada do Pantanal Extremo (Foto: Hélder Rafael)

Leandro é o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada do Pantanal Extremo (Foto: Hélder Rafael)

Por Hélder Rafael
Corumbá, MS